A auto-estima do piauiense foi para o brejo. Acho eu.
Aliás, voltou para o lugar de onde nunca deveria ter saído. Ao que me lembre essa tal auto-estima, criação do Ministro da Propaganda Nazista Paul Joseph Goebbels, chegou ao Piauí com o PT. Antes disso o piauiense só tinha direito às euforias passageiras. Depois que o PT assumiu o poder no Estado, entraram em ação as campanhas mostrando que valia à pena acreditar. A miséria também é motivo de orgulho. Credo!
Particularmente acho que mais vale conservar as euforias esporádicas que viver sonhando. O PT, que investiu em marketing para distribuir auto-estima, é o mesmo que nomeia arautos para nos meter goela abaixo o imponderável: O PT acha que Teresina, administrada pelo PSDB, é outro Estado. Basta ver as especialíssimas opiniões do novo Secretário de Saúde, Assis Carvalho. Ele não é médico mas foi um dos campeões de voto para deputado no Piauí. Bancário e amigo do governador, antes mesmo de se eleger passou a ser entendido em trânsito e não menos especialista em distribuição de água. Administrador nato. Tem pelo menos uma obra majestosa em Teresina. A festa de lançamento da cidade DETRAN, com apresentação da Esquadrilha da Fumaça. A cidade não pôde ser construída. A Festa consumiu todo o orçamento.
Assis Carvalho entende que o dinheiro arrecadado pela União, fruto do imposto pago por todos os cidadãos, é do PT. Por isto não vai permitir que se invista um centavo em uma obra do PSDB, no caso a conclusão do Pronto Socorro Municipal de Teresina. Prefere fazer remendos em velhos prédios, segundo ele, para salvar o povo do péssimo atendimento no já obsoleto Hospital Getúlio Vargas. Uma pancada na auto-estima do povo, que paga imposto, espera retorno e vê que não pode usufruir nada.
Outro especialista do PT é o Secretário de Segurança, Robert Rios. Comprovadamente um experiente policial federal, com um currículo invejável na área de segurança. Sua especialidade, no entanto, é se notabilizar pelo que diz e não pelo que faz. Para ele Teresina não tem mais do que 120 assaltantes armados. A declaração foi publicada pelo Jornal “O Dia”. Garante que a polícia conhece a todos. E quando prende quarenta solta uns vinte.
Deve ser uma estratégia para manter os policiais ocupados. Provavelmente se houvesse a prisão de todos, com flagrante armado através de inteligência, os agentes policiais iam entrar em depressão. Perderiam a auto-estima por absoluta falta do que fazer.
Mais uma pancada na auto-estima do piauiense, que ficou de novo em segundo plano. Ao invés de ter a sua segurança garantida, tem que entender a lógica dos especialistas do PT. Entender com o risco de levar uma bala no meio da cara num assaltozinho vagabundo de esquina de caixa eletrônico.
Nunca tive auto-estima. Nem sei o que é. Não embarquei nas loas do marketing petista. Ela só serve para autores de livros de auto-ajuda. Outra palavrinha, aliás, que abomino.
Sei o que é amor próprio. Por isto sou mais eu.
O Estado que recorre aos artifícios da auto-estima se assemelha à Alemanha de Hitler. Estimula o patriotismo para esconder deficiências e arbitrariedades. Eu prefiro estimular a cidadania. Cobrar o que me é devido e mostrar as incompetências que me envergonham.
Pô Camarada Cavalcante! Que diabos de cidedezinha mixuruca é essa que só tem 120 assaltantes e que ainda assim consegue molestar uma população de quase um milhão? Uma sociedade de consumo só pode ser respeitada quando produz desigualdades. E nem pra isto tua cidade serve? Vocês estão bem, viu? Um abraço meu camarada e parabéns pelo grito de revolta contra esses manés que querem nos tratar como trouxas.
ResponderExcluirO melhor você deixou de dizer, caro jornalista. O secretário de saude do Piauí pode até entender de administração de saude mas garanto que não manja nada de higiene. Higiene pessoal, quero dizer. Ele causou frisson aqui em Brasília com o seu inconfundível cheiro de água ausente.
ResponderExcluirAPROVEITA MANO QUE A CENSURA VEM AÍ. QUERO VER ESSA TUA FOLGA DE OPINIÃO SINCERA DEPOIS QUE O XERIFE OFICIALIZAR O DIP. LEMBRA DISSO?
ResponderExcluirnão entendi bem esse negocio de especialista em transito, em agua e agora em saude desse deputado secretario do piauí. Mas aí é o Piaui ne mesmo?
ResponderExcluirParabéns pela a crítica. É-me grato ver que as minhas opiniões são compartilhadas com uma pessoa competente.
ResponderExcluir"Piauí, terra querida..."
ResponderExcluirEita terra sofrida! Tudo o que o Piauí não precisava era de um, ou melhor, dois governos seguidos do PT.
Marcus, lembro que ainda nos anos 80, fiz uma reportagem sobre o inicio das obras do pronto-socorro de Teresina, alí por trás do albertão. Já imaginou quantos já morreram por falta de um atendimento de emergência apropriado, fora das macas e corredores do HGV?
E essa gente fala de auto-estima... numa das últimas vezes que andei por aí, vi na TV uma campanha do governo do PT que tentava estimular a auto-estima do povo piauiense. Não lembro muito bem o "mote" mas era algo do tipo: "é feliz quem vive aqui" (me corrija se eu estiver errado). Feliz quem hein?
"Ai troca, quem troca destroca..."
Um abração
Vender a sensação da felicidade.
ResponderExcluirQue coisa tétrica para quem tem obrigações maiores que essas, hein?
Voltei a postar.
Um abraço,
Paulo Chaves
CARO JORNALISTA TENHO AOCMPANHADO SEU BLOG E COMO PSICÓLOGO SÓ POSSO APRESENTAR UM DIAGNÓSTICO SOBRE O QUE VOCÊ ESCREVE. VOCÊ É MAL RESOLVIDO, MAL AMADO, TIRSTONHO E REVOLTADO COM TUDO. NÃO GOSTA DE RELIGIÃO, NÃO GOSTA DE GENTE E TALVEZ NEM TENHA AMIGOS. MAS ESCREVE MUITO BEM E ISTO NÃO LHE DÁ O DIREITO DE FICAR JOGANDO VENENO EM TUDO E EM TODOS. MAS NA VERDADE VOCÊ É UMA DROGA DE PÉSSIMA QUALIDADE.
ResponderExcluirPARA CLÁUDIO SPILLER: Agradeço o diagnóstico caro Dr. Cláudio. Acho-me mesmo muito esquisito. Sou mesmo uma droga e quero sinceramente que o senhor fique cada vez mais dependente.
ResponderExcluirSe o que Marcus Cavalcante escreve no seu blog for uma droga, eita pau... Estou viciado!!!
ResponderExcluirA intenção de nossos políticos é essa mesma. Deixar o povo cada vez mais dependente deles, dando migalhas, coisas que nunca terão chance de desenvolver o Estado ou de acabar com a onda de vioência. É ridícula essa briga aí Estado x Prefeitura, Teresina está no Piauí e deve ser beneficiada como qualquer outra cidade do Piauí. Na fome, na doença, na probreza, na violência, quem sofre são humanos e não partidos políticos. O Piauí está mal, na UTI, e o pior é que vejo nos meios de comunicação que nem existe leito para tanto paciente, o Piauí vai ter que aguardar sua vaga, correndo o risco de morrer à míngua, como já acontece com dezenas de pessoas por aqui. Só lamento esta situação a que chegamos...
ResponderExcluirConheci a pouco tempo a coluna do Senhor no Portal da Clube, soube através de outra coluna, que o Senhor é Dramaturgo, como sou Diretora de um Grupo de Teatro de Teresina, gostaria se possível conhecer alguma obra do Senhor, pois estou fazendo uma pesquisa para a próxima montagem do Grupo Varal de Teatro, se lhe interessar, ficaremos muito honrados, meu email é reijanedias@veloxmail.com.br.
ResponderExcluirSaudações Teatrais.
Reijane Dias
Caríssimo Marcus, ao ler os comentários, diverti-me mais ainda. Pena que a psicologia não ofereça uma mãozinha para dependentes de textos bons se livrarem de todas as açodadas descrições do NEURÓTICO PSI a seu respeito. Juro que fiquei, por um momento, com "meda" de você. Pareceu a descrição de uma pessoa muito perigosa. Digna de ser investigada pela inteligência de Robert Rios e presa pela CICO com a participação de RONE, GATE, ÁGUIAS, comandados pelo Cel. Prado e com o auxílio luxuoso do Del. Jorginho para rebater e encarcerar auto-estima mal-humorada. A sua resposta ao CLÁUDIO SPILLER fez-me gargalhar bastante.
ResponderExcluirImagino que a outra coluna que a companheira Reijane se referiu, tenha sido a minha, CULTURA, no Portal 180 Graus. Caso o senhor decida aceitar o pedido de possível montagem da diretora, combina com ela para que a peça seja apresentada ao público e não as escondidas como foi seu mais recente trabalho que até agora não encontrei ninguém que tenha assistido-a.
O governo de w.dias é bem pretencioso em questão de slogan. Já percebeu que "Governo do Desenvolvimento" no meio de tantas ratadas soa pedante, mais como um anseio, uma meta na iludida mente do governador que realmente gostaria de ser escritor. Inventar tramas literárias e urdi-las num socialismo distorcido de almanaque que cospe no seu passado e naufraga na incoerência. Para quem milita no setor cultural, o sonhador "Governo do Desenvolvimento" é uma anedota de péssimo gosto.
Ah, estive ausente desse blog que realmente gosto. Estou achando que fiquei dependente de seus textos primorosos. Voltei porque a crise de abstinência foi mais forte que o trabalho excessivo onde estava mergulhado. Seu blog é o maior barato. Vou receitar para psicólogos mal-humorados e amargos, também.
Abraços!!!
Só me tirem uma dúvida... quem começou a construir esse tal pronto-socorro? Quando foi isso?
ResponderExcluirSó agora vcs perceberam que alguém (leia-se: alguns!) lalou (lalaram) há muitos anos o dinheiro que era pra ser usado nesse pronto-socorro fantasma?
Anos 80? Que é isso! Eu nem era nascida! Muitos já morreram por falta de atendimento? Nem precisam mais me tirar dúvida alguma!!Acusem os que foram culpados de verdade, que isso não é de hoje!
Sei muito bem que essa conversa é antiga.
Até sei das facatruas e dos defeitos do governo, mas esse negócio aí do "fantasminha"... sejam mais moderdos, realistas e reclamem também de quem já errou há muuuuuuuuuuuito tempo tempo atrás e ainda hj tem grana do povo para gastar!
Caro Marcus, admiro sua valentia de lutar por uma sociedade melhor,sabia que 1 andorinha nao faz verao mas voa!confie em sua auto suficiencia e escreva pois sendo assim talvez essa" guerra santa"acabe entre esses politicos que visam só lucros monetario,e os miseraveis que votam estao oprimidos e com fomee morrendo aos poucos.'NAO EXISTE QUERRA SANTA,QUERRA É GUERRA"QUEREMOS VIDA DE QUALIDADE E HOMENS pUBLICOS DE CARATER NO PODER.ATENCIOSAMNETE ,ANNA
ResponderExcluir