Vez ou outra acordo invocado e tenho visões premonitórias. No fim do dia, ou de um certo tempo determinado, as coisas acontecem do jeitinho que vi na minha síndrome de pai-de-santo. De babalorixá. De mãe Diná, como já ficou provado na época da Copa do Mundo de Futebol.
E nem preciso de cartas ou búzios. É só na base da invocação mesmo.
Há uma semana venho sendo acossado para dizer alguma coisa sobre 2007. Será um ano bom no frigir dos ovos. Até julho com certeza o presidente Lula vai navegar em águas mansas. Vai ser uma mãe com as oposições, distribuir benesses aos tortos e à direita, insuflando insatisfações na esquerda. Depois daí salve-se quem puder. Sem crescimento econômico e com uma inflação lambendo os fundilhos dos erros de campanha, o bicho vai pegar.
Na economia o país vai ter reboliço a partir logo de abril. Greve na educação e na saúde. Início das insatisfações no governo. E o PT vai ser o carro chefe das intrigas que vão estourar no segundo semestre. O Brasil vai sofrer muitas restrições aos seus produtos de exportação e o superávit corre o risco de ir ao beleléu.
No primeiro ano do novo mandato dois ministros serão defenestrados. E mais um vai prestar contas com o Senhor. Não está claro se o senhor dos Céus ou do Inferno. Também está um pouco nebuloso se é ministro, auxiliar direto ou amigão do presidente. Mas é certo que alguém muito influente vai bater as botas.
E por falar nisto o Piauí também vai se comover com a morte de um líder político em 2007. Mas não vai fazer falta. Ele já está na hora de descansar. Wellington Dias vai começar o ano com duas ou três cartas na manga, mas vai quebrar a cara antes do final do primeiro semestre. Isto porque vai nomear dois auxiliares trapalhões. Um é amigo do peito. O outro sairá das forças políticas que gostam de minar o terreno.
O calcanhar de Aquiles dos dois governos do PT, no Brasil e no Piauí, será a segurança pública. Alguém vai deixar de cumprir os acordos com os bandidos e aí vem a reação. No Piauí o novo secretário, que não sabemos ainda quem é, pode largar o cargo no meio do caminho. Vejo também que vai assumir em meio a muitas manchetes de factóides. Vai se notabilizar pelo que diz e não pelo que faz.
No Piauí muito desentendimento entre os poderes Legislativo e Judiciário. Mas no fim os dois vão se entender e todo mundo comemorar. Dois escândalos se ensaiarão e até dossiê vai ser distribuído contra gente do Governo.
Este também é um ano de harmonia entre Estado e Município. Mas na virada de 2007 vai aparecer um ciumento para estragar tudo. Alberto Silva não vai conseguir terminar o curral do Albertão. Nem o metrô. E a Poticabana corre o risco de virar depósito de lixo. A mamona vai fazer água ao invés de biodíesel.
Mas tudo isto é muito óbvio, dirão os expertises em política e economia.
Eu respondo: a obviedade é um fascínio.
Aposto dez contra um como vc vai acertar em cheio nas suas previsões. Afinal, nesse meio político tudo é absolutamente presumível. Parece até roteiro de novela. Sendo comandado por petistas, então, que quase todo o mundo já sabe a que veio...
ResponderExcluirComo sei que sua inspiração e mediunidade vai além, vamos aguardar uma nova rodada de previsões.
Um abraço.
Concordo com o Paulo. Basta ver nas mãos de quem está o governo do Brasil. Eles já disseram ao que vieram e aí no Puiauí (como aqui no Ceará) parece que não é muito diferente do que ocorre lá por BSB. Por tanto confio cegamente nas suas previsões, mesmo que elas soem fascinantemente óbvias.
ResponderExcluirUm abraço"
Marcus,
ResponderExcluirAdmiro su trabajo. Es una persona con una gran sentido de humanidade.Aunque se haya vuelto para tu profésion, sigue siempre siendo un periodista asequible,sencillo, honesto y principalmente muy "sincero". Mucha suerte.
Oh, "seu" anônimo, não deseje mais sorte prá esse rapaz não, senão vai faltar prá nós.
ResponderExcluirEu sei, a gente sabe, que Deus é brasileiro, mas parece que é parente do Marcus. Ei, Cavalcante, conta no blog sobre aquela vez em que vc acertou na loteria, senão o pessoal vai achar que eu tô exagerando quando falo que vc é um "cara de sorte".
PARA PAULO CHAVES: Caramba, Paulo! Taí a única coisa na minha vida de que eu guardava segredo: o prêmio da loteria que me fez um homem rico e independente. Pelo menos até as minhas três ex-mulheres descobrirem. Levaram tudo. É por isto que voltei a trabalhar. E Deus me abandonou. Mereço sorte, sim, mas dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.
ResponderExcluirEs un divertimiento o que tu hablaste no?! Dios jamás desampara quien quedase a su lado caro amigo...
ResponderExcluirArre égua camarada Cavalcante. Que historia é essa de prêmio e ex-mulheres? Você frequentou o cajueiro da praça do Ferreira quando morava em Fortaleza? Só sendo porque acho que há meia verdade nessa conversa.
ResponderExcluirPARA MERCEDES: Que é isso camarada? Não sei lidar com meias verdades. Para mim só existe a verdade inteira, mesmo que seja inventada. E também não sou do tempo do Cajueiro da Mentira da Praça do Ferreira. Só ouvi falar.
ResponderExcluirCaro Marcus, não poderia ficar de fora dessas suas previsões sem deixar meu humilde pitaco.
ResponderExcluirTudo o que você disse está mais do que previsível para quem sabe.
Você que está na lida de noticiar os fatos relevantes de nossa sociedade, sabe de cor e salteado o que ocorre religiosamente todo o ano durante o ano todo.
O calendário de acontecimentos não tem grandes variações, a não-ser nas datas em que ocorrem os mesmos fatos que se repetem forçosamente como um destino amarrado pela vidinha nossa de cada dia.
Mas não é qualquer futurologista de araque que pode fazer isso. Só mestres que acompanham nosso cotidiano e sabem como prever no universo das acontecências, podem exercer a interpretação da bola-de-cristal.
Abraços!!!