Vimos ontem, no Jornal da Globo, o ministro Palocci falando e falante, depois que foi confrontado pelo caseiro Francenildo. Falou de economia, disse que o Brasil está navegando em céu de brigadeiro e reclamou: “é incrível que a economia esteja tão bem e eu, o ministro da Fazenda, esteja no terceiro ou quarto círculo do Inferno de Dante”.
Opa! Ele disse terceiro ou quarto círculo do Inferno de Dante. Vamos ver o que isto significa.
Terceiro Círculo – É o local no inferno, segundo a visão de Dante Alighieri, para onde são mandados aqueles que cometem o pecado da gula. O ministro realmente tem uma aparência untuosa, de fartura alimentar. Se bem que segundo o breve depoimento do caseiro o ministro tem outras gulas.
Mas é bom ver que no Terceiro Círculo do Inferno de Dante também tem espaço para profecias. Ciacco, um político de Florença que está no inferno condenado pela gula, diz o que vai acontecer com a sua cidade: “Depois da paz, haverá guerra e sangue... - relatou Ciacco - ...depois de três sóis, com a ajuda daquele que agora parece estar dos dois lados, voltarão ao poder, e por longos anos manterão os outros afastados, por mais que implorem ou chorem.” Trazendo para a atualidade é fácil saber quem voltará ao poder e quem será afastado.
O Quarto Círculo do Inferno é o da Avareza. E deve combinar bem com Palocci. Basta comparar a passagem descrita por Dante com algumas notícias de jornais dos últimos anos. Vamos à passagem de Dante Alighieri: “Aproveitamos, então, para descer pela beira que contorna o quarto círculo. Lá vi mais almas que em todos os círculos precedentes. Estavam organizadas em dois grupos que se enfrentavam, com os peitos nus, rolando grandes pesos em sentidos contrários até colidirem uns com os outros. Após o choque um grupo gritava "por que poupas?". O outro gritava "por que gastas?". Depois do choque seguiam em sentido contrário até se encontrarem novamente, do outro lado do círculo. E assim continuavam por toda a eternidade.”
Qualquer comparação com o PT seria mera coincidência.
Em 1968, no vigor dos 16 anos, um anônimo entre centenas de estudantes que queriam mudar o Brasil, resolvi que queria ser jornalista. Em 69 bati à porta do Jornal do Piauí, onde fiquei como auxiliar de revisor. Em 70 já estava sugerindo notas e artigos. Lutei pela liberdade de expressão sentado no banco dos réus. Guardo uma lista imensa de coisas planejadas e algumas realizadas. Espero que esta nova incursão, manter um blog sempre atualizado, seja duradoura.
Pai acho que o ministro está muito mais para o nono círculo, onde são colocados os traidores da família, da pátria, dos amigos e dos benfeitores.
ResponderExcluirMeu mano não é só o Paloci que está entrando no Inferno de Dante não. O Governo todo, o PT é a mais Divina Comédia
ResponderExcluir