sexta-feira, março 09, 2007

INSPIRAÇÃO DEPENDE DO "GANCHO"

- Marcus, por que você nunca mais escreveu nada em seu blog? - Porque estou sem saco. Sem inspiração. - Pois fala dessa falta de “saco” para escrever. Taí! Já te dei o mote. O diálogo é verdadeiro. Foi a reprimenda que recebi hoje da amiga Ana, ao vivo. Olho no olho. Ana Cristina Batista é jornalista. Confessa que tem vontade de escrever, admira quem tem facilidade em transformar qualquer assunto em texto. Mas nunca sabe como fazer para começar. Pois é. Agradecido pelo mote. E devolvo aqui a reprimenda: não sabe como começar? É capaz de dar um mote assim fenomenal e não sabe como começar? Eu é que sou meio tapado. Abandonei desde a segunda quinzena de fevereiro vários assuntos quentes, pulsantes, com a justificativa de que “estava sem saco”. O fim da novela Páginas da Vida, por exemplo. Ouvi inúmeras críticas abusadas. Os críticos se perguntaram, via de regra, por que uma novela que fugiu à realidade, inventando aparecimento de alma, fez tanto sucesso. De minha parte a explicação é simples e óbvia: o autor, como os melhores autores do mundo, recorreu ao REALISMO FANTÁSTICO, de que é mestre o colombiano Gabriel Garcia Marques. Ou alguém de bom senso colocaria em dúvida a genialidade do romance CEM ANOS DE SOLIDÃO? Alguém se perguntou por que os contos árabes das Mil e Uma Noites fazem tanto sucesso? Faça-se um levantamento em toda a literatura premiada e a constatação é imediata: ou trata de realidade histórica ou realismo fantástico. Os autores de telenovela descobriram isto há anos. Os críticos é que ainda estão discutindo apenas gosto pessoal ou se apoiando em intelectualidade duvidosa. Outro assunto que deixei escapar nesta semana foi o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Observei vários comportamentos das colegas de trabalho, anotei, me meti com elaborada e proposital opinião machista, fui rechaçado, mas no fim concluí que somos todos, homens e mulheres, uns bobos úteis e disponíveis para a inteligência do marketing.
Pronto. Acho que aproveitei bem o gancho da Ana. No mais é pedir desculpa aos leitores pela ausência prolongada.
EM TEMPO: Hoje é aniversário da Ana C Batista. Como ela nunca revela a idade só posso dizer que temos mais de trinta anos de amizade.

7 comentários:

  1. Anônimo3:31 PM

    Doeu? Se foi tão fácil agora, por que você se faz de difícil e nos nega pelo menos uma crônica por semana? Tô te esperando na próxima sexta, viu?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:41 AM

    Cavalcante se você estiver falando da mesma Ana que eu conheço posso garantir que a sua facilidade de escrever está ofuscando a capacidade de fazer cálculos. A ANA nem chegou aos trinta. Ou você não conhece mais mulher?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2:16 PM

    Marcus,

    Vai um gancho pra você e ao mesmo tempo um apelo. Escreva algo sobre a violência que está chegando às cidades do interior do Piauí de forma avassaladora.
    Na cidade de Água Branca, que dista apenas 98 km de Teresina, há cerca de 15 (quinze) dias, quase que ininterruptamente, marginais que a polícia suspeita serem: Valdir Rodrigues da Silva, vulgo "Aranha" e Antonio Lisboa Tavares Batista, vulgo "China", oriundos da capital, estão aterrorizando a população inteira.
    Eles arrombam casas pelo teto, grades de janelas e portas de frente e fundo, molestam mulheres e roubam principalmente dinheiro e celulares.
    São em média três ou quatro arrombamentos a cada noite, nos mais diferentes pontos da cidade.
    Metade da população já não dorme mais à noite e muitos pais de família estão se armando até os dentes à espera dos bandidos.
    Se tiver alguma dúvida ligue (086)3282-1060 ou 3282-1642, que são os telefones da Delegacia local.
    E agora o meu apelo, oriente seus comandados da TV Clube para pautar uma matéria sobre o que está acontecendo aqui.
    A população local não entende porque os marginais não são pegos.
    Um policial me confesou que o aparato é esse: Um delegado, que mora numa cidade vizinha, dois cabos e quatro soldados, para garantir a segurança de quase 20 mil pessoas.
    Perdoe-me o uso do espaço, talvez inadequado, mas foi a forma que imaginei de poder fazer alguma coisa contra o absurdo que está acontecendo aqui.
    Abraços...

    Neto Alves

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:17 PM

    Marcus, vc tá vendo aí o que é a sociedade excluída, nesse panorama apresentado pelo Neto Alves, de Água Branca? Tá vendo o que o futuro reserva para nossas cidadezinhas - a exportação dos bandidos produzidos na capital? E o respeito e confiança que a gente do povo deposita na Imprensa, como o faz o Neto? E vc vem com essa história de que tá sem saco? Arranja outra explicação, camarada, que essa aí não colou. Por favor, cara, não fica dando esse tempo enorme entre os posts não, porque isso faz falta ao pensamento, já que vc tem ângulos bem interessantes de observação das coisas. Um abraço. Paulo.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:15 AM

    PARA NETO ALVES. Neto preciso de um contato fora do blog com voce. Por favor precisamos checar dados e se voce puder mande seu telefone para o email mcavalcante@tvclube.com.br e a producao da TV vai com certeza encaminhar a reporgem para apurar sua denuncia

    ResponderExcluir
  6. Anônimo11:37 PM

    Sobre o pOST (MUITO BEM VINDO) do Neto.

    Tenho falado com várias pessoas de água Branca e a situação lá está insuportável.Tem gente até querendo vir pra cá(como se isso resolvesse)Pais de familia estão sem dormir como medo do que possa acontecer.É tudo muito em cima e muito rápido.Muita gente assustada e parece que são as mesmas pessoas.Minha preocupação é porque tenho família lá e na imprensa não sái nem uma linha sobre esses casos.Vc é querido e respeitado por muitos de lá.Seja a ponte deles.Grande abraço!!!!!Parabéns pelo flog.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo12:44 PM

    Caro Marcus, como vai?

    Estou de volta após um inverno cibernético motivado por uma série de limitações que me foram impostas no fim do ano passado e início deste. Felizmente, superadaa as dificuldades, estreamos blog novo e espero contar com sua participação.

    Cuidado com os extremos. Um materialismo exacerbado, convicto das incertezas do que não pode ser, pode estar redondamente equivocado, pois as possibilidades da célebre frase shakespeareana "...existe mais coisas entre o céu e a terra..." estar valendo continua a mesma. Todos os dias somos assaltados em nossas consciências pelo FANTÁSTICO REALISMO que passa na tv. As aberrações do comportamento humano nas megalópoles não são dramas de novela, mas tragédia que está virando lugar-comum em nosso cotidiano.

    Vejo que vc está cada dia mais sádico...calma, eu explico. Penso que você se diverte e há quem creia que sente prazer em nos impor suas ausências textuais. Tens aumentado as fileiras de seus leitores. Sei de muita gente que visita teu blog, passa sem deixar rastros, não comenta aqui, mas propaga o que aqui se escreve. Não nos imponha sua ausência. Ela pode desencadear crises abstêmicas traumatizantes. Nada alarmista e exagerado. Estou certo de que fui até econômico.

    Te aguardo no blog: http://www.williantito.blogspot.com/

    Abraços,

    Willian Tito

    ResponderExcluir