segunda-feira, junho 05, 2006

PATRIOTISMO OU ESPORTE SIMPLESMENTE

Tenho um péssimo gosto. Não gosto de futebol, por exemplo! Devo ser o único brasileiro macho a não apreciar o esporte bretão. Nem sei de onde tiraram este tal de bretão para apelidar o futebol: se da Grã-Bretanha (Inglaterra), ou se de Bretanha (França). Mas isto não importa muito.
O certo é que futebol não me empolga. Nem mesmo o da seleção brasileira. Sou impatriótico quando vejo milhares de brasileiros repetindo indevidamente o genial jornalista Nelson Rodrigues, de que a seleção de futebol é a “Pátria de Chuteiras”. Apaixonado por futebol, Nelson Rodrigues igualmente adorava o poder militar. Criou a frase para homenagear os milicos que mandavam no Brasil e escalavam também a seleção brasileira de futebol.
Tampouco sou católico, ou protestante. Porque dizem que futebol é uma religião. Estou mais para niilista.
Não ligo o mínimo se a seleção perde. Gosto quando ela ganha porque significa bom humor no dia seguinte no ambiente de trabalho, nas ruas e até, quem diria, nas repartições públicas. Aliás, no meu trabalho, ninguém notou ainda que sou vira-casaca. Meu time nunca perde. Sou cadeira cativa da turma que goza os perdedores após as rodadas de futebol.
E como tudo vai parar a partir desta semana, o blog também vai tirar uma folga. Voltarei só em caráter extraordinário caso a nossa “Pátria de Chuteiras” perca alguma batalha para os inimigos. Ou a guerra. O que seria péssimo para humor nacional, para a economia e para os políticos desportistas de última hora.

5 comentários:

  1. Anônimo5:46 PM

    VIRA ESTA BOCA MALDITA PRA LA HEREGE TRAIDOR DA PATRIA. E RESPEITE NELSON RODRIGUES, O MAIOR DOS NOSSOS CRONISTAS

    ResponderExcluir
  2. PARA PATRIOTA: Não me importa ser considerado herege. Tampouco traidor da pátria. Incomoda bastante a acusação de desrespeitar Nelson Rodrigues. Ele é uma das minhas boas referências. Li e releio quase todas as suas obras. Se você se desse ao trabalho de visitá-lo veria que ele foi um genial e respeitável reacionário, que admirava a ditadura militar nos anos em que a democracia estava sepultada no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12:21 PM

    Caro Marcus, como sempre surpreendendo com suas colocações.

    Você tem o direito de pensar e se expressar da forma que quiser garantido pela Declaração Universal ds Direitos do Homem, melhor da HUMANIDADE, né não?.

    Se não gostas de futebol, normal, o mundo é uma bola, mas nem todos são craques com ela nos pés. A bola azul, Gaia, planeta Terra possui outros craques que se notabilizam pelas habilidades com as mãos e o cérebro como é o seu caso que habilmente consegue dizer algo diferente com as palavras que botas em seqüências, criando orações, frases, parágrafos bem urdidos que só um camisa 10 das letras como você é capaz. Enquanto isso, tudo o que se vê é o Brasil num exagero sem precedentes, se empanturrando de verde-amarelo como uma fuga desenfreada para esquecer o que está a uma palmo do nariz. Acho muito perigosa a venda que cega na época de Copa do Mundo.

    Mas é bacana sim ver nossos craques fazendo arte com os pés, coisa que nem um outro ser humano consegue fazer com tamanha destreza. Jogando coletivamente, todo o time participando, caminhando, correndo juntos, armandos jogadas bem feitas, inteligentes, bem criadas, defendendo com perícia, tanto zagueiros como goleiros, sem fazer faltas. Que bonito é...

    Se não consegues torcer pelo time brasileiro, tudo bem, nem por isso serás um herege como o iracúndio comentarista protesta com acidez redobrada e uma intolerância nazista.

    Só não posso concordar é com seu veredito de se afastar de seus posts motivado pela Copa. Aí é que deverias aumentar seus textos, já que não vais estar assistindo aos jogos, terias mais tempo para escrever.

    Será mesmo que você não dá uma olhadinha, nem que seja de soslaio na telinha para ver se o Brasil está perdendo realmente?

    Pois é, acho suspeitíssima essa posição de se afastar estes dias de Copa. Tá com preguiça de postar e num arrumou outra desculpa?

    E seus leitores estão fadados as conseqüências de uma Copa que você não gosta e por isso são punidos por não poder ler e comentar seus escritos?

    E já que você não pode repensar essa posição revanchista de só escrever caso o Brasil perda para fazer galhofa, aí sim, é bem mais perigoso, vais te inspirar na derrota. Neste caso vou torcer para o Brasil ganhar, lamentar por termos sua ausência nas escrituras bloguísticas e mentalizar para que repenses e voltes a escrever independente do Brasil perder ou ganhar.

    Tudo não passa de uma grande brincadeira, correr atrás de uma bola ou escrever para poucos e assíduos leitores. Vamos pegar mais leve.

    Te aguardo no blog, novos posts.

    Seu amigo e admirador

    ResponderExcluir
  4. PARA WILLIAN TITO: O ego foi às alturas. Sem falsa modéstia, sei que arrumo direitinho as palavras. Mas ser colocado na seleção dos craques só é possível com a benevolência dos amigos, como você. Grato. Sobre jogos: vejo, sim, os jogos da seleção e outros. Só me falta a empolgação do verdadeiro torcedor. Disse que ía ficar sem escrever durante a Copa porque senti que as bolhas do pé do Ronaldo são mais importantes hoje que a economia do País. Seria muita pretensão querer competir com as minhas generalidades. Mas quem sabe com o seu puxão de orelha e a pancada no meu ego tento falar também de futebol?
    Um abraço, amigo. E estou de olho no seu blog forumdearte&cultura

    ResponderExcluir
  5. Anônimo5:29 PM

    I find some information here.

    ResponderExcluir