terça-feira, maio 30, 2006

O NEOLOGISTA CHICO GERARDO

A STRANS, através do inteligente gestor Chico Gerardo, descobriu de repente que não utiliza radar móvel para arrancar dos motoristas mais apressados uma grana extra. Interessante a descoberta. Principalmente porque a própria STRANS, desde a implantação do sistema de radares que mudam de lugar diariamente, distribuía comunicado para a imprensa grifando bem as palavras “os radares móveis estarão hoje nos seguintes locais”. E nominava as avenidas escolhidas.
Chico Gerardo, depois que viu a decisão judicial dizendo que eles eram ilegais em todo o país, transformou rapidamente os seus radares móveis em "radares estáticos". Esperto e rápido no gatilho. Chico explicou ainda, em entrevista na TV, que radar móvel é aquele que fica se movendo, se deslocando. E não seria o caso dos seus, que são movidos pelos funcionários mas ficam estáticos, paradinhos, depois da escolha do local onde devem atuar.
Há de se perguntar aos motoristas de todo o país: alguém já viu, por acaso, neste mundão que Deus criou, algum radar correndo atrás ou na frente de um carro para registrar velocidade? Claro que não! Mas o Chico disse que tem e ele é administrador sério.
Tudo bem. Recorra-se ao dicionário. No Aurélio, móvel significa o “que se pode mover”. Ou seja, é aquilo que pode ser movido. Exatamente o que ocorre com os radares do Chico, que são transportados para locais estratégicos, de preferência onde o motorista só descobre depois que foi flagrado acelerando um pouquinho mais.
Vejamos, por exemplo, a avenida Maranhão. O “radar estático” do Chico, que deveria ficar à altura do Centro Administrativo, onde há maior fluxo de pedestres, inteligentemente é movido para uns duzentos metros mais adiante. É exatamente neste espaço que o motorista, normalmente mais cauteloso em frente ao Centro Administrativo, acelera um pouco mais para passar a quinta marcha. Aí o resultado é aquele clic-clic do “radar estático”.
Caramba! O Chico está errado. Se é “radar estático” por que se move internamente para acompanhar a velocidade dos incautos e ainda bater foto pra dedurar? Pelo mesmo Dicionário Aurélio, estático quer dizer “imóvel como estátua, hirto, que se acha em total estado de repouso".
Fiquemos com o Aurélio, portanto. Ficar com o Chico e ser impaciente no trânsito dá prejuízo.

3 comentários:

  1. Anônimo8:21 PM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Caro Marcus, vou continur invocando o dicionário: Neologia, do Gr. neós, novo + lógos, palavra

    s. f.,
    invenção, emprego de palavras novas;

    emprego de palavras antigas com novo sentido ou sentido diferente da significação ordinária.

    Para que seus inúmeros leitores compreendam melhor nosso neologista.

    Mudando de sal para zeite, ontem encontrei com ele, o senhor superintendente gastou algumas palavras para me convencer que será bom para o Theatro 4 de Setembro que os carros passem pela frente.

    A tirania do plano de "Revitalização" do Centro deixa por onde passa e impõe sua vontade, um rastro de morte do patrimônio arquitetônico de nossos sítios históricos.

    O que fazer com tanta insensatez e poder aplicado para beneficiar quem mesmo?

    ResponderExcluir
  3. nunca vi um trânsito tão mal gerido, mal palnejado, mal admistrado, fico revoltado com esta SUPERINCOPETENCIA DE TRANSITO...sem acentos mesmo!

    ResponderExcluir