segunda-feira, maio 22, 2006

NON PLUS ULTRA

Recebemos aqui na redação um pacote misterioso há duas semanas. “Para a TV Clube – Departamento de Jornalismo”, dizia o endereçamento. Após a discussão de quem era o dono, resolvemos abrir em conjunto.
Surpresa! Tratava-se da Edição Especial do Informativo REVERSO, número oito. Um jornalzinho simpático, com notícias do deputado Nazareno Fonteles – PT-PI, da primeira à última página. Uma espécie de prestação de contas do mandato. Que ninguém pediu, é bem verdade.
A maioria dos colegas deu uma rápida olhada nas fotos, leu as manchetes e jogou o impresso sobre a mesa ou na cesta de lixo. Observei atentamente o comportamento de cada um. No final da tarde, entre desinteresse, consulta tipo SUS e caminho da lixeira, ainda sobravam no pacote mais de setenta exemplares. Havia outros espalhados pela redação, sobre as mesas.
Hoje foi o aniversário de dois colegas. É tradição aqui aparecer um bolo para cantar os parabéns. A mesa grande de reunião de pauta se transforma em cenário. Qual não foi a minha surpresa ao observar a decoração tema do aniversário: fotos coloridas de Nazareno Fonteles, algumas charges e manchetes. Umas em tipo preto, outras em vermelho. Lá estavam espalhadas as sobras do informativo REVERSO. Não era bem o que se podia esperar, mas de qualquer forma foi bem aproveitado para evitar sujeira maior no nosso ambiente de trabalho. No final da farra conferi de novo o pacote. Dá ainda para fazer uns dez aniversários e, quem sabe, com boa vontade e criatividade sobre até para alguma decoração da Copa do Mundo. E nas redações onde não se cultiva o hábito dessas farras improvisadas, ou que a rigidez do ambiente só permite festinha na área da cantina, o que terá sido feito do Jornal do Nazareno? É uma indagação pertinente. Se não houver explicação acho que os piauienses devem exigir algum dinheiro de volta. Uma parcela do Imposto de Renda compulsório que o governo nos toma para pagar o salário, a mordomia e a propaganda dos deputados federais e estaduais. Queremos que os deputados, quando resolverem imprimir informativos mostrando as ações e o trabalho que alegam fazer, digam também quanto gastam com os boletins informativos cheios de fotos coloridas. Pessoalmente quero dar uma chance ao deputado Nazareno, porque estou confuso e gostaria de ter uma explicação. REVERSO, o título do seu informativo, é um Adjetivo ou um Substantivo? Dependo disto para o entendimento geral da sua preocupação com o marketing.

7 comentários:

  1. Anônimo10:21 AM

    Impressionante a sua capacidade de desrespeitar e criticar as pessoas do PT. Use a sua inteligência jornalista para elogiar também.

    ResponderExcluir
  2. PARA MACEDO: Desrespeitados somos nós, caro Macedo, com o desperdício de nosso dinheiro e a banalização de nosso voto. Criticar é cobrar e isto é cidadania. Elogiar é para quem está satisfeito e eu, efetivamente, não estou. Desculpe por não atendê-lo. Mas você pode usar este espaço para discordar e mandar os elogios que você achar que deve.

    ResponderExcluir
  3. PARA MACEDO: Desrespeitados somos nós, caro Macedo, com o desperdício de nosso dinheiro e a banalização de nosso voto. Criticar é cobrar e isto é cidadania. Elogiar é para quem está satisfeito e eu, efetivamente, não estou. Desculpe por não atendê-lo. Mas você pode usar este espaço para discordar e mandar os elogios que você achar que deve.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8:09 PM

    Pertinentes seus comentários caro Marcus, com a palavra a assessoria do Dep. Nazareno ou o próprio.

    Obrigado pela visita ao nosso blog.

    Apostei com um amigo que você iria à festa e, lógico, perdi.

    Conte comigo também!!!

    abcs

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:02 AM

    Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
    »

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:14 AM

    demorei encontrar este lixu de blog, esse tal de marcus é jornalista mesmo?

    q tristeza, vai estudar rapaz, talvez se vc fizer o curso de jornalismo novamente aproveito alguma coisa.

    passar bem.

    a propósito, se quiser responder te darei a oportunidade.

    luciodanux@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. PARA LÚCIO: Responder o que Lúcio? Este espaço não é para polêmicas. É para opiniões. E a sua é válida. Realmente preciso estudar mais, principalmente para entendê-lo. Obrigado pela leitura e pelas críticas, ou são elogiaos?

    ResponderExcluir