quarta-feira, maio 24, 2006

A CUMPLICIDADE IGUALA NA CULPA

O deputado do PFL piauiense Ciro Nogueira, corregedor da Câmara, está perdendo o bonde da história. Recebeu da PF o livro caixa da Planan, empresa que promoveu o toma lá dá cá no escândalo das ambulâncias, que ficou conhecido como caso dos sanguessugas, viu os nomes dos deputados e senadores envolvidos, enrolou, enrolou e recuou.
De que o deputado tem medo? Por um acaso viu nomes intocáveis relacionados no livro caixa, que aponta fielmente quem recebeu um agrado para colocar emendas no orçamento da União para comprar ambulância superfaturada?
É óbvio que a grande maioria dos parlamentares, a pedido das bases, destinou recurso para compra de ambulância. Mas é claro, inequívoco até, que nem todos entraram no esquema. Mas alguém deve ter recebido. E é isto que a Câmara e o Senado deveriam apurar. Investigar exaustivamente. O corporativisto torna todos cumplices das irregularidades.
Os inocentes devem receber um certificado. Os culpados devem ser mandados ao fogo dos infernos.
O que não pode é ficar a dúvida. Nos boletins informativos da maioria dos deputados, ou nos discursos para as bases, ou nas ações divulgadas consta doação de ambulância para entidades. Todos, indistintamente, são agora tidos e havidos como culpados. Corruptos. Esta é a imagem que o Congresso quer passar para o Brasil?
Ciro nogueira, repita-se, perde o bonde da história ao deixar de fazer a única coisa sensata no episódio: convocar a imprensa, mostrar a lista com os nomes e alertar que a apuração de culpa cabe ao Ministério Público. Um mandato parlamentar é dado pelo povo. Que se informe ao povo o que deve ser informado.

2 comentários:

  1. Anônimo1:40 AM

    Realmente Marcus, o Deputado Ciro está numa posição super estratégica no meio de toda essa turbulência institucionalizada na política nacional.

    Ele está no olho-do-furacão.

    É bom abrir bem os olhos, se não, pode ser levado pelos ventos. É necessário aplumar o lastro que o mantém com os pés no chão para não sair voando pelos ares como os outros.

    Cá para nós, ser paladino da moral na Corregedoria da Câmara nesse momento, deve ser tarefa das mais árduas que enfrentou em toda a sua vida, né não.

    ******************************

    Marcus, dê uma olhada no blog do produtor cultural Jone Clay: http://www.joneclaymacedo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:42 AM

    Hallo I absolutely adore your site. You have beautiful graphics I have ever seen.
    »

    ResponderExcluir