terça-feira, novembro 14, 2006

O BRASIL É RECORDISTA EM PUNS

Descobri, entre incrédulo e desconfiado, que o Brasil será a nação responsável, no futuro, pelo fim do mundo. Isto mesmo, o fim do Universo. E a principal causa será o PUM das vacas. Não é brincadeira. Os cientistas do mundo todo é que estão dizendo isto. Um bezerrinho, da hora em que nasce até o momento do abate, criado em escala de consumo, com alimentação forçada para ficar logo pronto, produz nada menos que cinqüenta quilos de metano em puns. Provavelmente entre bufinhas e sonoros, penso eu. Os cientistas mediram, calcularam e garantem que o Brasil terá no futuro a melhor participação neste campeonato. É a Nação com maior perspectiva de crescimento na criação de gado, porque tem terras e condições climáticas. Calcularam também os puns dos porcos e das aves. Haja gás metano na atmosfera.. Uma criação de porcos, por exemplo, com cem mil animais, produz, além das bufas, material de esgoto correspondente a uma cidade de um milhão de habitantes. O problema aqui já é de fezes e não simplesmente de puns. Outro dado interessante: a produção de um simples quilo de carne bovina consome cinqüenta mil litros de água. Todos estes dados interessantíssimos foram divulgados no programa Invenção do Contemporâneo, que vai ao ar às segundas-feiras pela TV Cultura. O Tema de ontem foi A ignorância do futuro. O jornalista Washington Novaes mostrou e convenceu de que forma as mudanças climáticas ocorridas no mundo, e especialmente no Brasil, estão criando novas formas de relacionamento. O mundo, segundo o jornalista, tem que modificar todos os conceitos de exploração dos recursos naturais. E essas mudanças precisam ser repensadas estrategicamente por todos os países. Como todos os meus amigos sabem sou um anti-ecologista. Não dou a mínima para o alarde que eles fazem quando se voltam para uma causa. E vivo muito mais desconfiado ainda porque o Brasil tem sido a maior vítima deles. Volta e meia sai uma grande novidade e o Brasil é o vilão. Claro que o jornalista Novaes tem panos pra manga. Ele é colunista do jornal O Estado de S. Paulo, supervisor do programa Repórter Eco e consultor de meio ambiente da TV Cultura. No programa de ontem apresentou apenas o estudo dos cientistas, sem tecer qualquer comentário. Mas eu sou especialista em generalidades e como tal tenho opinião para tudo. Portanto posso dizer que essa mania de ecologista contar pum de vaca não passa de argumento para ficar contra o progresso do Brasil. O que eles querem é alardear que o Brasil está destruindo a floresta amazônica para criar gado, que isto está errado. Errado é não se desenvolver economicamente. Se querem contribuir devem cobrar dos cientistas a invenção de umas gotinhas contra flatulência dos rebanhos bovinos.
Outro questionamento que podemos fazer é por que nunca ninguém se preocupou com os carneiros da Irlanda. Quando eu era criança aprendi, logo nas primeiras aulas de ciência, que dentre todos os mamíferos o carneiro é o mais peidão.

13 comentários:

  1. Anônimo6:31 PM

    Camarada Cavalcante você demora em postagens novas mas quando vem é divino. Diverte-nos e nos faz refletir. Será mesmo este o destino do Brasil que já nasceu meio atravessado? E você sabe quem finaciou estas pesquisas?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:58 AM

    É merda pura meu irmão. O assunto o blog e os comentários e quem mais der atenção a estas bobagens que tu escreves. O brasil merece mais respeito voce ja pensou nisto?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:59 PM

    Marcus, vc foi demais com esse texto...um Abraço Lau

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:02 AM

    Caro jornalista há tempos acompanho seu blog e o que posso dizer agora é que você é uma pessoa que pensa saber de tudo, pensa que é o tal, que pode dar opinião em tudo e seu lema é sempre discordar de tudo e de todos.

    ResponderExcluir
  5. PARA JOSÉ MAURÍCIO: Concordo com você Maurício

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3:25 PM

    Que merda, hein rapaz? E ainda vem um comentarista dizer que o Brasil precisa de mais respeito. Manda ele dizer isso lá em Brasília, no quinto andar do Planalto, porque é de lá que sai merda mesmo. Merda, pum, cagada... Tudo enquanto!
    Escreva, mestre, escreva sobre o que quiser. Afinal, para que serve a liberdade de expressão? Quem não gostar do blog que tome dois caminhos. O primeiro é entender o que significa mesmo o blog. O outro é não ler.

    ResponderExcluir
  7. Ora Marcus, em um país onde só fazem m...., nada mais justo que a o acúmulo de metano na atmosfera -- provocado pela flatulência de bois, vacas e afins -- contribua para que sejamos os primeiros nesse campeonato.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:14 PM

    Querido Marcus, venho redimir-me da ausência em seu blog. Tenho me ocupado em várias frentes e, por isso, venho cometendo o descuido do déficit da atenção a assuntos tão importantes quanto os que me afastaram.

    Quanto aos puns é isso mesmo. Salvo engano, o custo de todo o processo de um kilo de carne bovina custa 15 mil litros e não 50 mil. Mas essa diferença para menos não deixa de ser alarmante.

    Você sabe porque o Brasil tem se destacado na exportação de carne e frango?

    Porque nosso país não embute o que realmente custa para nosso meio-ambiente no valor final do produto. Nossa carne é bem mais barata, por isso tem todo um mercado para crescer. O Japão, por exemplo, não produz carne porque não tem água nem para o consumo humano, o que dirá para criar animais. Assim como o Japão, há outros países com suas riquezas naturais esgotadas, principalmente os europeus. Todos nossos fregueses. Comprando carne baratinha e sem destruir o que lhes resta de bens naturais.

    Por outro lado, nosso gado é criado em amplas pastagens. Comem capim, diferentemente de outros bovinos que são alimentados com ração a base de nossa soja que destrói nossos cerrados. Aliás a soja é a cultura, juntamente com a cana-de-açúcar que mais destrói o meio ambiente. Exaurindo a terra de seus nutrientes e deixando-a esmilingüida. Onde se planta soja é necessário deixar a terra "descansar" por, pelo menos, 5 anos para plantar novamente no mesmo local. Sem falar que a cultura desemprega, pois é toda mecanizada. Um homem dá conta de vários hectares. A nossa soja é exportada em larga escala para completar a ração dos bovinos de lá com restos de ossos, couro e demais derivados rejeitados dos próprios bovinos. Isso tem gerado várias patologias que estão na pauta do dia: a síndrome da vaca-louca e a gripe aviária pelo mesmo processo dos bovinos. Aliás os frangos de granja estão desenvolvendo uma aberração em seu comportamento. Eles que sempre slimentaram-se de vegetais estão tornando-se canibais. Pintinhos e frangotes comem-se. Os criadores, para diminuir as perdas com essa novidade, estão aparando os bicos das aves recém-nascidas. Com isso, além de diminuir a ofensiva canibalesca, aumentam as bocadas nas rações e eles crescem mais rápido ainda, afora os hormônios e antibióticos que comemos junto com a "saudável" carne branca.

    Esse tema que você trouxe a baila é a pontinha de um iceberg.

    Recomendo uma visitinha no site do Instituto Nina Rosa: http://www.institutoninarosa.org.br/

    Se possível, assista ao vídeo-documentário, A Carne É Fraca.

    Depois que o assisti três vezes seguidas, fiquei estupefato e de lá para cá passaram-se quase seis meses que mudei radicalmente minha alimentação. Por conta disso, diminui 8 kilos sem fazer força. Fora outras mudanças que não vou elencar para não parecer pregador do apocalipse.

    De qualquer forma é um tema dos mais importantes e que tem causado as grandes mudanças em nosso planeta.

    E lanço uma pergunta: comemos para viver ou vivemos para comer?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:11 AM

    Meu pai eu nunca vi um pum render tantos comentários, mesmo aquele q se solta debaixo dos lençóis na madrugada, ou antes mesmo de dormir. É por isso que dizem: “É FAZENDO MERDA QUE SE ADUBA A VIDA”.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4:19 PM

    PARA WILLIAN TITO. Feliz do homem que mantem inocência suficiente para acreditar nos arautos das boas causas. De minha parte, amigo, toda esta cantilena não passa de pressão internacional para minar a credibilidade do Brasil. Mais de 350 ONGs estão instaladas na Amazônia fazendo assistencialismo de araque mas com a missão de espalhar que não temos competência para cuidar de nossa biodiversidade. A campanha é para torná-la patrimônio da humanidade. Parabéns pela decisão de se alimentar melhor após ter visto o documentário "A Carne é Fraca". Em mim, o que ele provocou foi a vontade de substituir todas as carnes pelo vitelo. A minha consciência animal, alimentada pelo conhecimento de que é preciso consumir proteinas para sobreviver, é muito mais forte do que as imagens do documentário. Mas você está certo. Alguém precisa agir com mais consciência humana.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo9:35 PM

    Não acredito que mesmo depois de ter visto o documentário você possa se alimentar de carne de vitelo. Ademais, proteínas não são encontradas exclusivamente nas carnes.

    Quanto a torná-la patrimônio da humanidade, é a resposta clássica do Cristóvão Buarque para a questão. Tudo bem, porque não aceitar que a Amazônia torne-se patrimônio da Humanidade? Se os poços de petróleo também tornarem-se, o Banco Mundial e tantas outras maravilhas e riquezas espalhadas pelo mundo.

    O que precisamos mesmo é fazer uma limpeza em nossas almas e consciências.

    O grande patrimônio da humanidade seria seres humanos com acesso a alimentação, moradia, saúde e educação para todos. Aí com menos desigualdades, quem sabe a gente deixaria de criar o mundo para animais domésticos serem sacrificados e consumirem nossa água e nosso alimento.

    Quando lembro que não faltam remédios, veterinário e boa alimentação para os rebanhos de corte e tem gente morando debaixo da ponte e dormindo com fome, tenho a certeza que nosso patrimônio maior que é a vida, vale menos que um quilo de carne.

    Você sabia que o rebanho bovino mundial é maior que a população do planeta? E o de aves, nem se fala.

    1/3 da população do planeta passa fome e temos mais alimentos do que precisamos.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:19 PM

    olá.
    Vc sabe onde eu posso descolar os videos da série "a invenção do contemporaneo" ?
    n achei em lugar algum... e a cultura quer a bagatela de 27 mil reais pela coleção...
    obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo12:58 PM

    Parabéns pela abordagem racional.
    De fato, falar em poluição ambiental pela flatulência bovina é querer esconder a poeira debaixo do tapete: e onde fica a poluição pelas fábricas, pelos automotivos e etc? é de dar risada...
    qto ao fator importância alimentar nutricional da carne bovina, convido a quem falou bobagem aí em cima, consultar o site www.sic.org.br e aprender um pouco mais sobre a importância do consumo de carne bovina para a saúde humana com fundamentação científica e não papo furado de naturalista de plantão.
    Mais uma vez, parabéns
    Licinia de Campos

    ResponderExcluir