quinta-feira, novembro 30, 2006

PREVISÕES PARA 2007

Vez ou outra acordo invocado e tenho visões premonitórias. No fim do dia, ou de um certo tempo determinado, as coisas acontecem do jeitinho que vi na minha síndrome de pai-de-santo. De babalorixá. De mãe Diná, como já ficou provado na época da Copa do Mundo de Futebol. E nem preciso de cartas ou búzios. É só na base da invocação mesmo. Há uma semana venho sendo acossado para dizer alguma coisa sobre 2007. Será um ano bom no frigir dos ovos. Até julho com certeza o presidente Lula vai navegar em águas mansas. Vai ser uma mãe com as oposições, distribuir benesses aos tortos e à direita, insuflando insatisfações na esquerda. Depois daí salve-se quem puder. Sem crescimento econômico e com uma inflação lambendo os fundilhos dos erros de campanha, o bicho vai pegar. Na economia o país vai ter reboliço a partir logo de abril. Greve na educação e na saúde. Início das insatisfações no governo. E o PT vai ser o carro chefe das intrigas que vão estourar no segundo semestre. O Brasil vai sofrer muitas restrições aos seus produtos de exportação e o superávit corre o risco de ir ao beleléu. No primeiro ano do novo mandato dois ministros serão defenestrados. E mais um vai prestar contas com o Senhor. Não está claro se o senhor dos Céus ou do Inferno. Também está um pouco nebuloso se é ministro, auxiliar direto ou amigão do presidente. Mas é certo que alguém muito influente vai bater as botas. E por falar nisto o Piauí também vai se comover com a morte de um líder político em 2007. Mas não vai fazer falta. Ele já está na hora de descansar. Wellington Dias vai começar o ano com duas ou três cartas na manga, mas vai quebrar a cara antes do final do primeiro semestre. Isto porque vai nomear dois auxiliares trapalhões. Um é amigo do peito. O outro sairá das forças políticas que gostam de minar o terreno. O calcanhar de Aquiles dos dois governos do PT, no Brasil e no Piauí, será a segurança pública. Alguém vai deixar de cumprir os acordos com os bandidos e aí vem a reação. No Piauí o novo secretário, que não sabemos ainda quem é, pode largar o cargo no meio do caminho. Vejo também que vai assumir em meio a muitas manchetes de factóides. Vai se notabilizar pelo que diz e não pelo que faz. No Piauí muito desentendimento entre os poderes Legislativo e Judiciário. Mas no fim os dois vão se entender e todo mundo comemorar. Dois escândalos se ensaiarão e até dossiê vai ser distribuído contra gente do Governo. Este também é um ano de harmonia entre Estado e Município. Mas na virada de 2007 vai aparecer um ciumento para estragar tudo. Alberto Silva não vai conseguir terminar o curral do Albertão. Nem o metrô. E a Poticabana corre o risco de virar depósito de lixo. A mamona vai fazer água ao invés de biodíesel.
Mas tudo isto é muito óbvio, dirão os expertises em política e economia.
Eu respondo: a obviedade é um fascínio.

9 comentários:

  1. Anônimo5:56 PM

    Aposto dez contra um como vc vai acertar em cheio nas suas previsões. Afinal, nesse meio político tudo é absolutamente presumível. Parece até roteiro de novela. Sendo comandado por petistas, então, que quase todo o mundo já sabe a que veio...
    Como sei que sua inspiração e mediunidade vai além, vamos aguardar uma nova rodada de previsões.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7:06 PM

    Concordo com o Paulo. Basta ver nas mãos de quem está o governo do Brasil. Eles já disseram ao que vieram e aí no Puiauí (como aqui no Ceará) parece que não é muito diferente do que ocorre lá por BSB. Por tanto confio cegamente nas suas previsões, mesmo que elas soem fascinantemente óbvias.

    Um abraço"

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:59 PM

    Marcus,
    Admiro su trabajo. Es una persona con una gran sentido de humanidade.Aunque se haya vuelto para tu profésion, sigue siempre siendo un periodista asequible,sencillo, honesto y principalmente muy "sincero". Mucha suerte.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:42 PM

    Oh, "seu" anônimo, não deseje mais sorte prá esse rapaz não, senão vai faltar prá nós.
    Eu sei, a gente sabe, que Deus é brasileiro, mas parece que é parente do Marcus. Ei, Cavalcante, conta no blog sobre aquela vez em que vc acertou na loteria, senão o pessoal vai achar que eu tô exagerando quando falo que vc é um "cara de sorte".

    ResponderExcluir
  5. PARA PAULO CHAVES: Caramba, Paulo! Taí a única coisa na minha vida de que eu guardava segredo: o prêmio da loteria que me fez um homem rico e independente. Pelo menos até as minhas três ex-mulheres descobrirem. Levaram tudo. É por isto que voltei a trabalhar. E Deus me abandonou. Mereço sorte, sim, mas dizem que um raio nunca cai duas vezes no mesmo lugar.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4:37 PM

    Es un divertimiento o que tu hablaste no?! Dios jamás desampara quien quedase a su lado caro amigo...

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:43 AM

    Arre égua camarada Cavalcante. Que historia é essa de prêmio e ex-mulheres? Você frequentou o cajueiro da praça do Ferreira quando morava em Fortaleza? Só sendo porque acho que há meia verdade nessa conversa.

    ResponderExcluir
  8. PARA MERCEDES: Que é isso camarada? Não sei lidar com meias verdades. Para mim só existe a verdade inteira, mesmo que seja inventada. E também não sou do tempo do Cajueiro da Mentira da Praça do Ferreira. Só ouvi falar.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:25 PM

    Caro Marcus, não poderia ficar de fora dessas suas previsões sem deixar meu humilde pitaco.

    Tudo o que você disse está mais do que previsível para quem sabe.

    Você que está na lida de noticiar os fatos relevantes de nossa sociedade, sabe de cor e salteado o que ocorre religiosamente todo o ano durante o ano todo.

    O calendário de acontecimentos não tem grandes variações, a não-ser nas datas em que ocorrem os mesmos fatos que se repetem forçosamente como um destino amarrado pela vidinha nossa de cada dia.

    Mas não é qualquer futurologista de araque que pode fazer isso. Só mestres que acompanham nosso cotidiano e sabem como prever no universo das acontecências, podem exercer a interpretação da bola-de-cristal.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir