sábado, dezembro 09, 2006

QUEM SÃO OS ARTISTAS?

A julgar pelo manifesto que está circulando, enviado para e-mails de jornalistas, Sônia Terra, presidente da FUNDAC, é uma unanimidade. Sou contra! Contra Sônia Terra, não. Sou contra a unanimidade. E também contra o manifesto, que começa assim: “Nós artistas nos reunimos...” Nós quem cara-pálida? O segundo parágrafo do manifesto, cujo título é "FICA SONHA TERRA", fez-me faltar o fôlego: “Nos últimos 4 anos houve uma sintonia a nível nacional e estadual entre o governo e artistas, escritores, tribos, quilombos, guetos, asfalto, ribeirinhos, sertões, salões performáticos, estúdios informáticos, periferias, parques, municípios, assentamentos rurais e espaços comunitários organizados...” Faltaram os "afins", nos quais me incluo. Portanto mais um motivo para ser contra. Como afins não fui consultado. Não sei onde encontrar os artistas de “asfalto, ribeirinhos, guetos, quilombos, sertões, parques, salões performáticos e informáticos”. Por isto liguei para o Sindicato dos Artistas para reclamar do preconceito contra os afins. Surpresa! Lá ninguém sabe de nada. E ainda ouvi a explicação de que o sindicato é contra este tipo de manifesto, "porque configura ação política para pressionar o governador por cargos". A mesma posição foi manifestada pelos sindicatos dos músicos e dos escritores. Vou continuar procurando quem são os artistas que assinaram esta peça... digamos assim, performática. Considero Sônia Terra uma das melhores coisas que aconteceram nos últimos quatro anos no Piauí. Ela é inteligente, esforçada, alegra, sincera e sua dança no Coisa de Nego é uma revelação. O mesmo não se pode dizer da voz, quando canta. Mas quem liga pra esse detalhe quando pode ver uma negra linda fazendo gingado e resgatando o melhor da cultura brasileira?
Sobre o trabalho como presidente da FUNDAC, nada posso dizer porque não acompanhei de perto. Mas posso apontar falhas, se me derem tempo. Como já falei por diversas vezes sou um especialista em opiniões. E quando é para ser do contra sou imbatível.
(Postado sem revisão final)

10 comentários:

  1. Anônimo10:40 PM

    Pois é so sendo muito artista mesmo para fazer um manifesto desses que não li mas também já estou contra.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:51 PM

    Sin duda ningúna....Es inalcanzable, por eso admiro usted.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:16 AM

    QUAL É A GRAÇA SER DO CONTRA POR SER DO CONTRA? VOCÊ PARECE MAIS UM JORNALISTRA FRUSTADO QUE NUNCA CONSEGUIU NADA NA VIDA, POR ISTO ANDA PROCURANDO PIOLHO EM CABEÇA DE CARECA E CHIFRE EM CABEÇA DE JUMENTO.

    ResponderExcluir
  4. Creo que conozco muy bien éste anónimo de la lengua española. Gracias por el afecto y la asiduidad de las visitaciones a los bobagens del blog.
    Né mesmo L Brito?

    ResponderExcluir
  5. PARA MAURO COELHO. É que eu não tenho competência para ser a favor, caro Mauro. Você já notou que é fácil ser do contra? Ser a favor dá muito trabalho e às vezes ainda passam a mão na bunda da gente.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo5:50 PM

    Você pode ter razão Mauro Coelho. O camarada Cavalcante deve ser mesmo frustrado porque sabe escrever, lê obras em alemão, francês, espanhol e arranha o inglês, tem um emprego invejável, etc... atc, além de ser um jornalista respeitado. Deve ser frustrado porque não sabe fazer propaganda de si mesmo. Mas deixa eu parar por aqui porque senão vão passar a mão na minha bunda. Afinal ele tem razão sobre ser a favor. Se bem que eu me arriscaria, dependendo do cavalheiro que o fizesse.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7:44 PM

    Compañero parece que no soy la única a pactar com sus comentarios,tienes una legión defensores. Que bon asi no preciso detenerse a te ensalzarte ,eres un gran hombre..Ta nao precisa ser a favor...Afinal vc merece mesmo.ADORO VOCE

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7:46 PM

    onde se le "te ensalzarte" nao tem o te..legión de defensores..UE SE VC TAO BOM NO ESPANHOL POR QUE VC ME PERGUNTOU SE TAVA BOM NO ESPANHOL?

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:27 AM

    Caro jornalista nos artistas queremos saber quem é você para criticar a cultura piauiense. Nem daqui você é e nem acompanha a excelente administração da nossa presidente Sônia Terra. Valorizar a cultura é isto que ela faz. Você lembra do que um dia disse sobre o trabalho da nossa exelente artista Maria da Inglaterra, que se recusava acreditar que ela podia ser representante da cultura piauiense? Respeite os nossos artistas e vá estudar os verdadeiro significado de cultura para poder criticar quem se esforça para manter viva as nossa tradições.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3:38 AM

    Caro Marcus Cavalcante, preclaro escriba. Estou estupefato com esse manifesto. Quanta mediocridade bajuladora travestida de "nós artistas". Faço minha sua indagação. Nós????????? Quem cara-pálida????????

    Para o apócrifo copista que se insinua em nome dos artistas: meu companheirinho, nesse texto superficial não estão representados os filiados ao Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Piauí que presido até Maio de 2007. Ontem, 12/12/06, estivemos reunidos em Assembléia Geral, durante cinco longas horas encerrando todas as pautas do ano e, em nenhum momento, nem de longe, foi ventilado apoio a esse ou qualquer manifesto em prol de quaisquer fica ou, muitos menos, sai de Sônia Terra. Nossa entidade representa as artes cênicas(dança, teatro, circo e ópera), técnicos em espetáculos de diversões(iluminadores, sonoplastas, maquinistas, cenógrafos, camareiras, produtores, cineastas e mais uma porção de profissões das mais belas e nobres do setor), profissionais de shows de variedades, manequins, modelos, etc... Até porque, uma ação dessas, não vai levar ninguém a lugar nenhum. Nunca vi manifesto, abaixo-assinado ou qualquer expediente dessa vã natureza, servir para pressionar uma composição de equipe de governo que tenha sido bem-sucedida. Ou então, estaria eu incorrendo no mesmíssimo erro que você se amardilhou. Numa clara ação de "forçação de barra" para almejar uma notinha em algum veículo afim de propagar na sociedade como se fosse legitimado pelos que produzem arte? E mais, um apoio desse tipo tem claros propósitos de colher dividendos políticos. É um apelo exarado na fétida e poluída lagoa do puxassaquismo.

    Vocês acham mesmo que jornalistas piauienses vão dar crédito aos aduladores que nem assinam essas frágeis linhas?

    Quero ver algum artista de renome que tenha a coragem de assumir publicamente um manifesto desses? Se não for renomado, que seja um grupo numeroso e representativo que se arrisque a queimação gratuita e defenda a permanência da atual gestora da FUNDAC.

    Nada particularmente contra ela, pois acredito plenamente que Sônia Terra não concorde com isso. Até onde a conheço, ela não alimentaria um movimento desses. Jamais apoiaria uma vetusta fórmula de exposição midiática. Verdadeiramente penso que ações dessas ordem mais a prejudiquem. Se ela estivesse a articular uma ficada, mas, não creio nisso. Provavelmente a atrapalharia e muito.

    Sei ainda que os músicos, que são a maior categoria artística, em nenhum momento tenham organizado reunião com esse fim.

    O Sindicato dos Escritores estão questionando o porquê que algumas obras literárias que venceram concurso patrocinado e promovido pelo órgão não tenham sido publicados conforme edital que foi desrespeitado. Esses literatas, com certeza, não redigiriam uma peça ordinária como esse manifesto.

    E os artesãos? E tantas outras categorias que compõem a gama de diversidade das manifestações artísticas piauienses? Será mesmo que toda essa inumerável classe concorda, apoia e assinaria esse tolo recado?

    O mixuruca, bobo e "sem sal" textinho não tem autonomia de sustentar suas palavras mostrando a cara. Desafio a assumirem-se esses artistas que pretensamente e desautorizadamente querem se passar como unânimes e supostamente respaldados pelos nossos verdadeiros fazedores de arte.

    Lamentável.

    Para Marcus: meu amigo, seu blog é realmente internacional. Os comentários desse post está enriquecido pelos idiomas latinos mais falados. Vi até que nem deram muita atenção ao tema específico. Ficou mais na curtição de línguas do que na avaliação do cerne da questão. Mas não menos interessante e divertido.

    Abraços para todos os artistas. Até os que não se assumem.

    Outros para você meu caro Marcus e seus queridos comentadores que fazem prosperar esse blog. Afinal, o comentário é que dá a vida e valoriza post e page.

    ResponderExcluir