terça-feira, dezembro 12, 2006

QUEM SÃO OS ARTISTAS II - O RETORNO

Comentário assinado por “Artistas Piauienses” postado neste blog, protestando contra as considerações que fiz sob o título “QUEM SÃO OS ARTISTAS?” IPSIS VERBIS: “Caro jornalista nos artistas queremos saber quem é você para criticar a cultura piauiense. Nem daqui você é e nem acompanha a excelente administração da nossa presidente Sônia Terra. Valorizar a cultura é isto que ela faz. Você lembra do que um dia disse sobre o trabalho da nossa exelente artista Maria da Inglaterra, que se recusava acreditar que ela podia ser representante da cultura piauiense? Respeite os nossos artistas e vá estudar os verdadeiro significado de cultura para poder criticar quem se esforça para manter viva as nossa tradições.” Pelo visto os artistas piauienses, pelo menos os que assinam este comentário, necessitam urgentemente voltar para a escola. Escrevem mal e lêem pior ainda. Dizem que eu critiquei a cultura piauiense, que a desrespeitei. Ouviram-me falar preconceituosamente em Maria da Inglaterra. Quem leu a postagem “QUEM SÃO OS ARTISTAS?”, naturalmente quem sabe ler, interpretou que não há ali nenhuma crítica. Trata-se apenas de uma opinião contrária ao manifesto gratuito, marketing extemporâneo ou institucionalização do puxasaquismo. Os artistas querem saber quem sou eu para criticar a cultura piauiense. Seria um insano se o fizesse. Cultura para mim é um conjunto de características que se forma independente da vontade do homem, embora dependa do seu comportamento e do seu conhecimento, da sua formação intelectual. Mas garanto que posso, como cidadão piauiense, discordar e criticar a forma como ela vem sendo tratada e conduzida no Estado. Os artistas acharam-me preconceituoso quando disse, em uma palestra para formadores de opinião, que não aceito qualificar a compositora e cantora Maria da Inglaterra como “legítima representante da Cultura Piauiense”. Mantenho o que disse. O Máximo que se pode dar a ela é o título de rainha do folclore. É impossível ter um “legítimo” representante cultural cuja obra ninguém conhece, além do simplório Peru Rodou. Tenho a convicção de que assim trato o assunto com a dignidade e com a seriedade que ele merece. Maria da Inglaterra tem todo o respeito dos piauienses, e o meu particularmente, porque supera a deficiência do analfabetismo e se apresenta com altivez. Não busca a pena dos seus admiradores, mas o reconhecimento. E finalmente quero pedir com humildade aos artistas piauienses que não atribuam a mim as suas deficiências culturais. Eu não confundo cultura com folclore. Tampouco artes plásticas com artesanato.

7 comentários:

  1. Anônimo6:14 PM

    Que estranho, companheiro, ninguém até agora quis comentar tua nota. Por que será?
    Tenho um palpite.
    Acho que já foi escolhido o novo presidente da Fundação...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8:07 PM

    huahuahuahuahuahua....
    Só consigo rir! Como são engraçadas essas pessoas. Vivem a se lamentar e se ofendem com uma facilidade incrível, mesmo sem entender o que lêem. Essa reação é típica daqueles que se sentem inferiores.

    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5:49 AM

    Parabéns mais uma vez Marcus. Bairrismo, puxasaquismo, ignorância e xenofobia, só merecem a nossa repulsa.
    Além de tudo, mais uma vez parabéns pela elegância de responder ao xenofobismo, ao dizer-se "Cidadão Piauiense".

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:13 PM

    E aínda tem parte 2? A missão?

    Que missão dura, hein?

    Meu caro Marcus, você mantém sempre a sua imaginação primorosa em defesa de suas idéias, mesmo aviltado pela inépcia.

    Lastimável que, com essa sua verve, tenhas quer receber insultos da ignorância camuflada de "nós artistas".

    Meu caro Marcus, se os artistas piauienses estiverem representados pela sanha dos que mandaram esse segundo recado, podes crer que estamos muito mal, mas ponha mal nisso.

    Um descalabro incomensurável a que te submetes levando pedradas das mãos desairosas que empunham uma pena pervertida.

    Esses não tem a mínima idéia que estão a exercitar suas maledicências com quem menos merece tão majestosa sandice.

    Se forem do teatro, perderam uma bela oportunidade de "trocar figurinhas" com um dramaturgo, ainda, não montado, mas que percebe-se em uma breve conversa sua capacidade criadora que aqui, nesse blog, é apenas uma tênue demonstração de sua força de escriba. Aqui, nada mais é que puro deleite, diversão, brincadeira séria, mas descompromissada.

    Se forem da música, cometeram uma ignomínia com um dos fundadores do bom e velho rock'n'roll mafrense que fostes via The Youngs.

    Enfim, meu caro Marcus, não gostaria de levar mais adiante esse malfadado manifesto de imperícias em amplos aspectos.

    Você, com absoluta certeza, não merece ser injuriado gratuitamente por causa de suas palavras no exercício pleno de manifestar suas idéias.

    Peço-lhe desculpas em nome dos artistas piauienses que tanto lhe respeitam!

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
  5. PARA TITO: Que nada amigo Tito. Tenho consciência dos riscos. A mesma liberdade que invoco para dar opiniões deve ser facultada aos meus leitores. Na verdade eu também tenho um lado masoquista. Gosto de receber reprimendas. O desagradável fica por conta dos anônimos. O que nos diferencia das opiniões dos leitores é que assinamos o que dizemos. Aí já estamos em vantagem. Mas agradeço muito o carinho da defesa e sei que artista tem opinião... digamos, mais culta.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7:15 AM

    Marcus Cavalcante... Que o tempo te reserve saúde, as vitórias todas que você almeja, paz e serenidade para decidir sempre pelo melhor, forças para superar as adversidades, paciência para chegar ao seu destino.
    Feliz Natal e um 2007 vitorioso para vc e sua família.

    Paulo Chaves

    ResponderExcluir
  7. Anônimo9:41 PM

    Esses "artistas" contestadores da vossa "argumentação/peroração" sobre "cultura/folclore" são na realidade uma súcia de analfabetos linguísticos e culturais... No entanto, mestre da peroração...profesor Marcus: a expressão "folklore" (sabedoria popular, traduzida do inglês), literalmente, é cultura!!!

    Aldir Nunes

    ResponderExcluir