quinta-feira, maio 10, 2007

A FÉ ALIMENTA O COFRE

Duas constatações da visita do Papa Bento XVI ao Brasil: 1 - O português que ele aprendeu em noventa dias é bem melhor que o português nativo do presidente Lula. 2 – Lula tem mais carisma. É mais esperto. Se o colocarem para rezar a missa de despedida do Papa, não só o fará melhor que os padres, como será capaz de virar santo. Milagres comprovados não lhe faltam. O principal é o programa Fome Zero. A comida nunca chega à mesa do brasileiro mas acabou a fome. O milagre menos importante foi a reeleição. Ao invés de curar cegueiras, cegou a todos. E os fez acreditar que ele não sabia de nada. Outras constatações, sem qualquer culpa do Lula: O maior país católico do mundo, o Brasil, está perdendo ovelhas para outras religiões. Segundo pesquisas, o brasileiro descobriu que também pode salvar a alma nas Igrejas Batista, Presbiteriana, Testemunhas de Jeová, Universal, Budista, Xintoísta, além de outras. Ou ainda sendo espírita, umbandista, macumbeiro, largado da vida ou agnóstico. Se bem que agnóstico só pensa na salvação do corpo. Deus é apenas uma possibilidade. Com os números foi fácil convencer a Igreja Romana: ou vende a mesma ilusão das outras no Brasil, fazendo milagres ao vivo, com a cura fantasiosa de todas as doenças e aleijões, ou se contenta com o dízimo cada vez mais escasso dos católicos mão-de-vaca. Sim, porque segundo a mesma pesquisa os cristãos de outras Igrejas são mais generosos. Os católicos escondem a botija. Mas não será por falta de milagres que os católicos brasileiros ficarão descontentes. O Vaticano, bem mais que Lula, tem tradição. O Brasil, tão pobre em Santos porque tinha rebanho que se contentava com pouco, agora está no roteiro. Em 2002 ganhou a canonização de Madre Paulina, a primeira Santa Brasileira, que aliás nasceu na Itália. Não Valeu! Tudo bem. Bento XVI agora beatifica um autêntico brasileiro, milagreiro comprovado, que curou e cura muita gente com pílulas de oração. A tradição começou com muita fé. Frei Galvão escrevia orações em pedaços de papel, enrolava-os, e dava aos enfermos para engolir. Depois de Galvão a Igreja Católica no Brasil colocou na lista de beatificação mais quatro milagreiros. Albertina Berkenbrock, de Santa Catarina; padre Manuel Gonzales e o coroinha Adílio Daronch do Rio Grande do Sul, e a irmã Lindalva Justo Oliveira, de Salvador, na Bahia. Vai garantir o dízimo.
Como bom nordestino, abraço a causa da região. Por enquanto a Cúria Romana está se preocupando mais com milagreiros do Sul e do Sudeste. Cuidado com a Universal. Aqui em Teresina, por exemplo, toda semana os bispos dessa igreja jogam no lixo algumas muletas e dezenas de pares de óculos escuro. Prova de que os fiéis ficaram curados ao vivo nos extraordinários cultos de finais de semana.
É hora de colocar na lista de beatos, para canonização imediata, Padre Cícero do Juazeiro e Irmã Dulce da Bahia. São excelentes nomes. No futuro, quem sabe, o pernambucano Lula também poderá entrar. No Piauí o meu preferido é Mão Santa. Quando era governador conseguiu o milagre de tirar uma foto sendo recebido pelo Papa Santo João Paulo II, ao lado de dona Adalgisa, sem nunca ter marcado audiência e sem ter passado no Vaticano.

5 comentários:

  1. Anônimo6:20 PM

    Ah se eu tivesse essa tua capacidade de escrever tão bem...
    Que texto, amigo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Pô, Paulo, será que vamos viver sempre achando que o texto um do outro é melhor que o nosso? Invejo a sua forma de brincar com as palavras. Mas o consolo é que temos por aí uma dezenas de gente muito boa para nos aperfeiçoar.
    agradeço a sua visita ao blog.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo1:08 PM

    Marcus mermão,
    Excelente texto. Você está mais afiado do que faca de magarefe do Mercado Augusto Ferro. No quesito fé institucional, tenho uma frase assim: a fé remove montanhas de dinheiro.
    3 abraços.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7:07 PM

    O pior de uma pessoa é ser erege que não conhece nada e acha que pode falar besteira sobre a santidade. E eu acho que você jornalista vai pagar tudo nas profundezas do inferno

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:41 PM

    Prabens Marcus vc tem Deus no seu coraçao e a mente dos sabios intelctuais.achei brava sua materia .abraços
    Anna

    ResponderExcluir