sexta-feira, abril 28, 2006

ORAÇÃO PARA O DIA INFELIZ

Cai o dólar, a Petrobrás anuncia com estardalhaço a auto-suficiência em petróleo. E o preço da gasolina vai para cima. Beira os três reais por litro. No fechamento da declaração do Imposto de Renda milhares de brasileiros descobrem que estão trabalhando três meses no ano só para as farras do Estado e os desmandos do Governo. Afora os outros impostos que incidem sobre água, luz telefone, combustíveis, saúde, habitação, alimentação, lazer, bebidas em geral, transporte e o escambau. E o retorno para o cidadão é uma banana. Não falo da fruta. Falo do falo. Ou daquela obscena cena de brandir o punho e o braço no ar. O Globo, numa reportagem espetacular, mostra os deputados pilhando os cofres públicos com notas de combustível. Quinze mil por mês. A mesa da câmara, numa ação rápida, diz que isto não vai mais acontecer. Limita os gastos de gasolina para cada deputado em pouco mais de quatro mil mensais. Mas os quinze mil ficam disponíveis para outras despesas. Os sem-terra e outros movimentos sociais, autodenominados minorias, ao arrepio da lei, fazem passeatas e invadem propriedades privadas e públicas, destroem laboratórios e patrimônios. Punição zero. O PT, parcialmente desmoralizado, ergue-se impávido para apresentar nas próximas eleições uma nova proposta de poder renovado, com o pouco de dignidade que ainda lhe sobra, as mesmas figurinhas, com outras supostas caras novas. Os outros partidos nem isto. São os mesmos candidatos. Estamos órfãos. Queremos nossas mães. Por menos disto há centenas de americanos esquisofrênicos que passam a mão em um rifle e saem atirando por aí.

6 comentários:

  1. Anônimo8:53 AM

    Caramba sujeito, tem tudo isso e mais coisas e o que resta prá nós é ser gentil e esperar o próximo pleito. Pena que nem todo brasileiro tem consciência dessa merda toda. Deve ser por isto que cuidaram em proibir a compra e o uso de armas no brasil.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11:30 AM

    Marcus, mas apesar desse tiroteio de acontecimentos e da nossa realidade tão crua...a gente pelo menos pode falar, abrir a boca e arrotar nossa indignação. A nossa "infelicidade" é sermos tão pacatos, tão ordeiros...se fosse na França, for example, isso já teria mudado. Precisamos criar a cultura do questionamento, de sair às ruas, de brigar por nossos direitos.
    Não queremos filhos assassinando mães....bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo9:39 AM

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. PARA CRIS: Concordo, Cris. O problema é que os dois últimos textos que tentei postar ficaram no limbo. Outros blogueiros hospedados no spot estão com o mesmo problema. Mas vou tentar corrigir. Ah! Valeu o alerta. Alegrou-me saber de sua visita.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:11 AM

    Realmente não tenho andado muito por aqui e hoje, ao passar, dei-me com esse texto. Não comentei porque não gostei.Entenda! Não estou dizendo que está mal escrito, pelo contrário. Só o acho um tanto quanto down, pra baixo, deprê, entende?
    abraço

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:23 PM

    É meu pai, a cada dia q se passa vemos nosso país afudar em lama q é produzido por cidadãos com um título de eleitor em mãos e com um baixo ou nenhuma conscientização política. Pergunto-me onde estão aqueles movimentos estudantis de seu tempo, que lutavam pelo um ideal e por uma democracia. Milhares morreram pelo voto popular e livre, ao fim quando conseguiram, obtiveram esse resultado. Sinceramente, talvez se o Brasil fosse regido por outro sistema governamental, quem sabe as coisas não estariam melhores. A população não sabe o que é economia, sociologia, política e outras ciências mais que afetam diretamente nossa vida. Saí da faculdade a pouco tempo, e não lembro de ter visto isso com clareza, nem mesmo no meu tempo de ensino médio (como vc gosta d dizer, ginásio). Enquanto não mudar nosso sistema educacional, continuaremos a assistir esses descasos. Perde-se um tempo enorme em biologia, química, matemática, e física avançada, e outras mais, enquanto o que irá realmente pesar, é deixado para trás, é vista nos noticiários. Pena que os jovem preferem assistir o Gugu Liberato e ao Vídeo Show. E quanto a minha pergunta acima, já tenho uma reposta, eram chovem que fizeram o ginásio, ou seja, envelheceram e estão cansado de lutar contra o sistema, ou também, foram corrompidos.

    ResponderExcluir