segunda-feira, janeiro 22, 2007

O LULA REINVENTOU O PND

PND era o PAC dos governos militares. PND significava Plano Nacional de Desenvolvimento. PAC, inventado e lançado hoje pelo presidente Lula, significa Programa de Aceleração do Crescimento. Li e reli o PAC lançado hoje. Tentei descobrir, com os meus parcos conhecimentos de economia, de onde sairá o dinheiro para bancar essa proposta milagrosa de investimentos para gerar um crescimento de mais de quatro por cento somente em 2007. Não descobri. O Governo aposta no setor privado. Mas o setor privado aposta no Governo. Aliás o setor privado vem aguardando há quatro anos algumas garantias do Estado para fazer os investimentos que tem vontade. Nenhum empresário tem coragem suficiente de investir em negócios cujas garantias não estão muito claras. Quem tem mais de quarenta anos, ou que sempre foi antenado, sabe o que era o PND dos governos militares. Calhamaços e pacotes de estudos, impressos em papel caro e encadernação chamativa, com um enunciado lindo, com previsões e metas, que no final das contas não passavam de belos discursos escritos por economistas brilhantes no argumento e miseravelmente obtusos na prática. (Tenho 28 volumes do PND em minha magra biblioteca) Estou sentindo um cheiro de PND no PAC petista. O PAC não prevê o controle dos gastos públicos, onde está o ralo da economia brasileira. A única vantagem, bem colocada, são as regras para reajuste dos salários mínimo e dos servidores. Vantagem para o Governo e para a iniciativa privada, diga-se de passagem. Se houver mesmo o crescimento projetado, nenhum trabalhador poderá reivindicar uma fatiazinha de benefício. Está na regra criada agora que isto não será possível. E é regra do Partido dos Trabalhadores. No mais é apostar no imponderável. Aposto que não vai dar certo. Queira Deus que eu esteja errado. E, como dizem alguns leitores do blog, é só mania de malhar o Governo. E tem graça malhar quem está fora do poder?

4 comentários:

  1. Anônimo4:39 PM

    Na mosca grande Cavalcante. Lembro dos PNDs e a cada planejamento, mais desperdício de dinheiro público com obras faraônicas e mais inflação. Vem daí a nossa histórica inflação combatida depois por tantos planos econômicos não menos milagrosos. Parabésn pela sacada. Aqui na Universidade inclusive estávamos conversando sobre os PNDs no ano passado.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:17 PM

    Tá com saudade dos milicos camarada Cavalcante? Por que guardar tanta baboseira como os impressos do PND que nao passavam de propaganda enganosa?

    ResponderExcluir
  3. Marcus meu irmão,

    Há muito tempo, eu jogava um videogame chamado Pac Man. Era um personagem que tinha uma fome voraz e traçava tudo o que encontrava pela frente, vivia às voltas com fantasmas, monstros, bombas e movimentava-se num labirinto cada vez mais complexo.
    Daí, eu achei uma semelhança incrível com o programa do Lula. O Lula é o PAC MAN.
    O pior é que não temos a opção GAME OVER.

    3 abraços.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo2:16 PM

    Por caridade, me dê uma notícia, um único programa, projeto ou realização própria do PT no Governo. Ora, esses caras de apropriaram de tudo o que os governos anteriores fizeram. Tudo. E não seria com um simples monte de papel e promessa impressa que seria diferente.
    O brasileiro tem que aprender com o Juruna. Lembra dele? Andar com o gravador debaixo do braço, para pegar na mentira essa meninada despreparada.

    ResponderExcluir