quarta-feira, setembro 20, 2006

COMO ASSIM, PADRE TONY

O padre Tony Batista é uma mãe. Aquela maezona que harmoniza as diferenças dos filhos com um jeito carinhoso. Não os deixa satisfeitos, claro, mas imprime respeito nas suas decisões. Aspirou esta qualidade, provavelmente, nos estudos profundos da fé cristã, especialmente nos manuais católicos. Foi o que aconteceu agora na escolha da melhor reportagem sobre a Caminhada da Fraternidade. As repórteres Simone Castro da TV Antena 10 e Neyara Pinheiro da TV Clube dividiram o título de primeiro lugar. Dividiram o título. O prêmio não! Padre Tony deu um jeitinho e mandou pagar o valor integral do prêmio às duas equipes premiadas. Vi as duas matérias concorrentes. Embora enfoquem o mesmo tema, obvio, uma é completamente diferente da outra. Simone fez uma reportagem factual. Acompanhou a caminhada, contou uma boa história, flagrou a emoção dos caminhantes católicos e fez uma analogia com a emoção da Copa do Mundo, porque era época da competição. Neyara Pinheiro também recorreu ao mote Copa do Mundo. A analogia foi para mostrar os preparativos do time que organiza a Caminhada. O time que se mistura aos torcedores – os caminhantes, no dia da caminhada, para expressar a emoção da solidariedade. Não fosse uma mãe, padre Tony teria batido o martelo e dito qual das duas merecia o primeiro lugar. Para o critério do tema proposto o prêmio seria de Simone. Foi ela que discorreu mais sobre a Caminhada em si. Neyara foi mais além. Mostrou os preparativos, usou linguagem paralela de edição, fez uma produção além do que pedia o regulamento. A comissão julgadora do padre Tony não viu isto. E, mesmo sendo de cinco pessoas, por incrível que pareça, no final do julgamento empatou as duas reportagens. Como assim, empatadas com CINCO votantes? Não há lógica matemática na Igreja Católica? Desígnios de Deus não se explicam. O padre Tony herdou a ambigüidade da Igreja Católica. O Deus do catolicismo, para agradar a todos, se divide em Pai. Filho e Espírito Santo. Mas rigidamente a gente tem que compreender que é um único Deus. Jesus, o Deus filho, tem mais de cinqüenta mães. Há Virgens Santíssimas para todos os gostos. E todas as Virgens, de todos os lugares, são a mãe verdadeira do filho do Homem. E entenda-se “o Homem” aí como Deus verdadeiro, embora o filho também o seja. No lugar em que não há Pai ou Filho, nem Espírito Santo – se é que isto é possível, o povo se apega a um pedaço de pau cruzado como símbolo milagroso. É o caso de Santa Cruz dos Milagres. A Igreja Católica diz que está tudo certo. Não pode é desagradar. Simone Castro e Neyara Pinheiro, que ganham modestamente bem e não corriam atrás do prêmio em dinheiro, mas do titulo de primeiro lugar, de melhor reportagem, devem estar orando agora e pedindo perdão a Deus pelos pensamentos impróprios que tiveram para definir o resultado festivo da competição. Festivo e de um colorido facial gracioso. Circular.

10 comentários:

  1. Anônimo2:43 PM

    Você é um herege, desbocado e desrespeitoso. Devia pelo menos temer os castigos dos ceus quando se refere com tanto desrespeito a Nossa Senhora, mãe de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. PARA MARIANA: Desculpe Mariana mas não fui desrespeitoso com Nossa Senhora. Tratei-a de Virgem Santíssima e falei a verdade. Há muitas e muitas Nossa Senhora. Não temo o castigo. Sou filho de Deus Pai. E Deus para mim não é vingança, nem castigo. É amor. Ele deve ter lido o que escrevi e com certeza deve estar rindo das besteiras desse filho querido. Também não sou herege. Pelo menos nunca fui condenado formalmente pela Igreja Católica por heresia.

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Marcus, este blog está ficando cada vez melhor e as discussões aqui nos comentários só comprovam isso.

    Quanto ao prêmio e a ambigüidade do Pe. Tony, realmente só dar para achar graça. Como uma comissão formada por cinco pessoas pode fornecer um empate como resultado?

    Isso, até D'us duvida!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo10:35 AM

    esse nivaldo é iugual ao capeta desse cavalcante que não tem o que fazer e fica atacando pesoa de bem. Se quer falar mal ataca o cao que vive atormentando as familia e as pessoas... credo em cruz capetas

    ResponderExcluir
  5. Anônimo1:53 PM

    Marcus, já estou com o blog no ar. Dá uma olhadinha, certo?
    O endereço é "paulochaves.blogspot.com".

    Paulo Chaves

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9:30 AM

    Olá Marcus, bom saber que vc descobriu meu blog. Ter vc por lá é uma honra e qualquer coisa estou às ordens. É só falar.

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:15 PM

    Caro Marcus, acho graça de suas tiradas. E as conseqüências também. Nem sempre o leitor compreende na totalidade sua mensagem. Aos incautos que não absorvem sua linguagem, a primeira leitura não é o suficiente para decodificarem suas linhas. Gosto do que escreves e das repercussões nos comentários. É hilariante.

    Mas o Pe. Tony realmente como bom religioso, não é respeitador das regras cartesianas. Onde 5 decidem não é possível haver empate. Mas para o reverendíssimo Padre pode ser mais uma oportunidade de ser fraternal e fazer a multiplicação dos resultados e da premiação. Um verdadeiro milagre.

    Nosso blog está com novos posts. Passa lá!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:49 PM

    O Padre Tony,assim como as beatas RICAS que frequentam a sua igreja, formam um time de hipócritas!
    E nada melhor pra sair sempre bem na fita do que dar 1 mil reais para cada 1 das reporteres. Ele devia ter dado esse dinheiro pra instituição de caridade e nao fazer média com jornalista

    ResponderExcluir
  9. Anônimo3:45 PM

    Naturalmente, acabando-se os pobres de Teresina, acaba-se, o emprego do Padre Tony!
    Aliás, as premiações, empatadas ou não, de reportagens piegas... também!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2:10 AM

    Só para registrar que é primeira vez que leio a coluna e adorei. Linguagem escorreita e sem delongas desnecessárias, aliada à temas interessantes. Prometo mais vezes visitar. Quanto a esse empate... hehehe ... merchandising puro! Mas ainda bem que sua revolta não se deve ao fato de eventual "ciúme" com a divisão do prêmio com uma repórter de outra emissora que não integra equipe da sua... hehehehe

    ResponderExcluir