terça-feira, setembro 19, 2006

A LÓGICA DO PT

Em dois momentos da minha vida, ao que eu me lembre, torci pelos bandidos: no roubo ao Banco Central em Salvador e, mais recentemente, no roubo ao Banco Central em Fortaleza. Em salvador os bandidos esconderam-se, no início de um feriado prolongado, dentro do banco e saíram de lá com um caminhão baú cheinho de dinheiro. Em Fortaleza cavaram um túnel. Ninguém saiu ferido nos dois casos, a não ser o moral dos chefes de segurança. Fiquei assustado ao perceber que estava torcendo pelos bandidos. Mas aos poucos vi que não era só eu. Com os amigos e conhecidos que conversava, confessando um pouco de vergonha por isto, ao contrário de reprimenda, recebia novas confissões. Na verdade quase todos os brasileiros tiveram o mesmo sentimento. Talvez pelo planejamento cinematográfico, pela inteligência e paciência dos criminosos, pela espetacularidade com que a mídia expôs o fato. A hipótese mais provável, no entanto, tem natureza psicológica, pelo menos aqui no Brasil. Os números apresentados nos assaltos têm o poder de extasiar, de fazer-nos inverter os valores. Quem rouba pouquinho é ladrão de galinha, merece cadeia. Quem rouba milhão merece o perdão. Senão como explicar que Lula ainda esteja cantando de galo? Quando começaram os escândalos, com as notícias de que a turma do presidente estava comprando deputado a preço de banana, com míseros trinta dinheiros por mês, no chamado mensalão, quase cassaram o mandato do presidente. Foi só o carequinha xará Valério entrar em cena, falando em milhões surrupiados das estatais, de negociatas e em maracutaias, a opinião pública se inverteu. Aquele era o homem. Passamos a torcer a favor. Afinal o esquema não era coisa de qualquer bandidinho ladrão de galinha. O PT aprendeu que para fazer bons negócios é necessário mais do que uma mixaria na cueca. Tanto é verdade que já agora, para comprar um punhado de papel sem valor, um assessor especial do presidente foi preso com um milhão e setecentos mil. Tudo bem que a gente sabe que nos partidos há os oportunistas, os arrivistas, que chegam de pára-quedas. No PT não! Toda a intelectualidade do crime é gente que tem passado e história na sigla. O mais fraco talvez seja o Delúbio, ou o Silvinho Pereira, ou ainda o tal de Freud, o pobretão de um milhão e setecentos. Seguindo a lógica, para abafar de vez mais este escândalo, o presidente Lula precisa tomar uma posição, além daquela de ser o bobo da corte.
Mas por favor, presidente, quando for para assumir não venha com cifras paupérrimas. Fale logo em milhões. Lembre-se que Collor de Melo foi cassado porque era ladrão de galinha. Foi surpreendido aceitando um presentinho de menos de vinte mil reais, um Fiat Elba. Semelhante ao presentinho que o senhor recebeu sem querer do amigo e companheiro Paulo Okamoto. Aquele pagamento da dívida, lembra?

8 comentários:

  1. Anônimo5:47 PM

    Palamor de deus homi do ceu. E num é que tu tem razão?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo9:15 PM

    Marcus, pelo que tenho lido aqui, vc tem preocupações com um neto pequeno. Eu tenho com um filho de dois aninhos. O futuro do nosso país está aonde, amigo... aonde? Que coisa restará a seu neto, ao meu filho, a milhões de crianças inocentes, que têm seu futuro abortado todo dia pela ação dos canalhas de todos os partidos políticos, linhas empresariais, grupos de olho no próprio umbigo? Estamos indo direto para o inferno, se essa merda existe. Estou descrente da decência, da dignidade humana, da capacidade de revolta, de olhar para a frente, de mudar as coisas. Nem parece que é conosco. Deus do Céu, o que é isso? Rui, Grande Rui de Haia, chegamos ao tempo de ter vergonha de sermos honestos. Agora, meu caro Marcus, fazer graça com nossa miséria parece ser nossa única alternativa. Rindo, com um lado do rosto, e chorando copiosamente com a vista embaçada no rumo das nossas crianças. Que jeito?

    Paulo Chaves

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:19 PM

    A lógica do PT não é muito diferente da de outros partidos. Parece que a premissa petista é mesmo se fazer de morto enquanto por baixo dos panos coisas escabrosas acontecem. O PT é cheio de "laranjas" para realizar negócios ilícitos e aí o Lula, em Nova York hoje, tem a cara-de-pau de dizer que sempre foi contra atos ilícitos e que aqueles que cometerem tais ações devem ser punidos. Ele deveria começar a praticar um ritual de alto-flagelação e punir a si próprio para dar o exemplo. Que gente estranha essa do PT, não? Diz uma coisa e faz outra... francamente!

    ResponderExcluir
  4. PARA NIVALDO:A lógica talvez não, Nivaldo. Mas a prática sim. O PT é diferente. É mais avançado. E é sobretudo despudorado. Na medida em que prega a honra e a dignidade como bandeira de luta.

    ResponderExcluir
  5. PARA PAULO CHAVES: Ao contrário de você, Paulo, acho legítimo que a iniciativa privada se permita, em certas circunstâncias, abandonar a ética. A Concorrência, a sobrevivência, leva a isto. E é aí que o papel do Estado é importante. Deve regular para que todos tenham o mesmo direito até mesmo de ser desonesto. Não pode é compartilhar da permissividade.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo10:40 PM

    Perdão, mas não será aí que nasce a corrupção - a vontade de comer versus a fome? O sistema é esse, e está imperando. O amanhã não tem importância alguma - só o agora tem valor. Acho que a iniciativa privada tem mecanismos de se estabalecer, de se manter, de funcionar sem a bendita corrupção, desde que o capitalismo seja exercido mediante os critérios do mercado. Isso aos poucos vem acontecendo no mundo. No Brasil, quem sabe daqui uma décadas não aconteça, não é? Corrupção empresarial não tem nada a ver com mercado, mas com ganância, ambição desmedida, de um lado, e, do outro, os que habituaram criar dificuldades para vender facilidades. Onde? No maior comprador de tudo - o setor público. Dá prá ser ético sempre, escrupoloso sempre. Quanto à sobrevivência - esta sim - está impondo a corrupção, porque ninguém quer perder. E se ninguém quer perder, ou não há jogo, ou se faz de jogo de compadre. Mas o que eu penso, faço e acredito, não tem nada a ver, porque para esse jogo pensamentos como o meu são de perdedores, amadores ou desmancha-prazeres. Faço minha parte quando, ao menos, lamento o futuro roubado das nossas crianças, mas de olho lá no setor público, ralo da fortuna pública. E trabalho para que ao menos minha família pense no que defendo.

    ResponderExcluir
  7. PARA PAULO CHAVES: Este é o cara.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo3:58 PM

    O velho Brizola, o Leonel, já dizia: O PT não é nada, não representa a tradição dos comunistas, nem a tradição do trabalhismo de Vargas...

    É...! Deu no que deu...

    Belo Blog!

    Aldir Nunes

    ResponderExcluir