sexta-feira, setembro 08, 2006

NÃO CONHEÇO TERESINA

Estou entrando em pânico. Num beco sem saída. Provavelmente pela falta de sinceridade. Por ser bairrista. Nos encontros de trabalho em outras capitais sou o mais intrépido defensor do Piauí, de Teresina. Não aceito gozações de que aqui é quente, que é o Estado mais pobre e essas coisinhas que as pessoas de fora têm como a mais relevante informação. Nunca imaginei que um desses colegas de fora quisesse me por à prova. Pois foi o que aconteceu agora. Um amigo de João Pessoa manda-me um e-mail e telefona confirmando que pretende passar três dias em Teresina, com a mulher e um casal de filhos adolescentes. Viagem de férias. Quer conhecer o melhor da capital piauiense. Está inquieto para ver os encantos de que tanto falo com muita paixão. Vem no final da primeira quinzena de outubro.

Pombas! E logo no período de mais calor? Alguém pode estar pensando que isto é besteira, que o mundo todo sabe que aqui faz calor. Portanto não se justifica a minha apreensão. Não se justificaria, não fossem as respostas secas que dou aos gozadores do Piauí. Esse amigo, por exemplo, uma vez me perguntou o que existia aqui além do calor escaldante. Imediatamente perguntei o que ele conhecia do Brasil, além da fama falsa do calor de Teresina. Falsa fama... deixa estar! Não há de ser nada, pensei após receber o e-mail. Vou arrasar com uma boa programação de nossas coisas. Vejo com tristeza agora que “coisa” é um excelente substantivo. Desde que você não saiba ao certo do que vai falar. Procurei a programação de Teatro para outubro. Se houver, ainda não tem nada definido. Corri para o site da PIEMTUR. Nenhuma informação sobre Teresina, a não ser algumas fotografias da cidade e um texto, uma espécie de crônica surrealista. Sonho de realidade. Fala mais do que queremos ser do que realmente somos. Na descrição dos parques ambientais da cidade a única coisa que se aproveita são os números das leis que os criaram. Nós que moramos aqui sabemos como estão hoje. Basta visitar dois: Parque Poticabana e Parque da Cidade... Lembrei das agências de viagem. Liguei pelo menos para três delas, as maiores segundo a minha avaliação, perguntando o que teriam para oferecer aos visitantes como opção. A resposta em todas foi uma graça. No geral a especialidade delas é tirar o teresinense daqui para conhecer outras capitais, outros países e as praias exuberantes do Nordeste. Sei que posso pegar os filhos adolescentes do meu amigo e jogar nos shoppings. Sim mas e daí? Além de levar o meu amigo para almoças e jantar, e nisto Teresina, para quem pode pagar bem, tem fartura, o que mais posso fazer? Por favor quem tiver costume de enganar amigos visitantes me socorra. Não vale informação de folheto de balcão de hotel, nem opções de compras, nem indicação de artesanato. Ele é do Nordeste. Quem gosta de balangandã feito a mão é paulistano, carioca e europeu. Mas quero lembrar também que antes de entrar em desespero já consultei todas os nossos balcões de informação turística. O que não estava “sem funcionar no momento” o telefone constava como número errado. Tudo bem, eu sei que Teresina recebe centenas de pessoas de outros Estados. Afora os doentes que buscam tratamento, tem os turistas de eventos e encontros de trabalho. Tem os arrivistas, tem os bem intencionados e representantes comercias. E efetivamente meu amigo não se enquadra nestas categorias. Não quero fazer com ele o que as agências de viagens fazem com os teresinenses, com a lógica de que o melhor da cidade está no aeroporto, com o embarque confirmado, ou na Ladeira do Uruguai, saída para Fortaleza e para as praias piauienses.

19 comentários:

  1. Anônimo6:00 PM

    Mas Marcus, que que é isso?! Acho que vc esqueceu de um detalhe nessa sua história: que o que Teresina tem de melhor é a sua gente (não é isso que diz a campanha da prefeitura de Teresina?). Minha sugestão? Transforme a sua companhia na melhor atração para os seu amigos. Assim, o que vier depois serão apenas atrações complementares.
    Na dúvida, vai aí outra sugestão: leve-os para Barra D´Alcântara. Não é um bairro de Teresina, não, viu? E tb não está nos folhetos de balcões de hotel e muito menos como opção das agências de viagem. É somente uma pacata cidadezinha do interior. Mas eu tenho certeza que seus amigos vão adorar.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:43 PM

    Marcos, numa manhã de sábado, leve-os para passar o dia em José de Freitas, na Barragem do Bezerro - afinal, é tão próximo da Capital, que todos se sentirão na própria. Na volta, encosta na Churrascaria Gramado, no fim da tarde. Lembremos que nosso forte é água, e nada aqui é melhor, depois do sol, do que uma boa sombra, uma cervejinha gelada e um bom papo entre amigos.

    Paulo Chaves

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4:54 PM

    Se o teu amigo gosta de aventura ativa leva ele prá passear na Vila do Arame à noite, em uma rua escura. Se é tipo paradão que espera sentado leva ele prá um barzinho da moda na zona leste. Tudo é aventura.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:15 AM

    Camarada Cavalcante como se diz aqui no Ceará tu tá pebado. E o pior é que nem no aeroporto tu podes levá-lo para pastorar avião subindo e descendo. Aí tem poucos vôos diarios.

    ResponderExcluir
  5. ... É já passei por situação parecida e me vi em apuros..queria eu poder dizer há uma programação cultural..mais não tá lá essa coisas não no começo do mês...
    A propósito desculpa ir falando sem me apresentar ou sem ser convidada. Esbarrei por essas bandas, retribua a visita ok? Estarei atualizazada em breve.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6:49 PM

    Meu pai ta difícil, viu!!!!!!!!!!!rsrsrsrs.
    Mas faz o seguinte,leve pra conhecer a favela da Irmã Dulce, até o presidente ja passou por lá.(kkkkkkk). Pra q programação melhor, é a única coisa q o Piauí esta mostrando. Iria te recomendar o encontro das águas, mas é comum acontecer roubos a turistas por ali. É, como já disseram ta pepado mesmo, mas a dica d apresentar os amigos num bar bem legar é uma boa.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8:30 AM

    Ja que você fala mau de Teresina porque não vai embora e volta para o ceará de onde você saiu? Sim e porque foi mesmo que voce veio pra Teresina? Esta sua porcaria de blog so serve pra falar mau do Piauí.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo4:57 PM

    Marquinhos,

    Mande os meus conterrâneos para o Maranhão...rs...

    ResponderExcluir
  9. Anônimo10:11 PM

    Caro Marcus, não se atomente pela falta de "atrações" turísticas paisagísticas, gastronômicas ou culturais. O que de melhor seus amigos vão poder desfrutar por sua passagem em Teresina, com certeza, será da sua presença com seu bom-humor e inteligência. Você é uma atração a parte. Embora nascido no Ceará por um pequeno descuido geográfico, és piauiense por opção e para nossa felicidade seu olhar cáustico sobre THE é típico de quem a ama.

    Você já foi tomar um sorvete no Pura Fruta, com matriz na avenida Pedro Almeida(em frente ao Baloon Center) e filiais na avenida principal do Mocambinho e na Presidente Kennedy? É uma delícia e vai resfrescar seus convidados do calor abrasador.

    Você já leu o livro Pra Mim Chega do jornalista Toninho Vaz? Uma biografia não muito autorizada de Torquato Neto. Veja detalhes em nosso blog: http://forumdearteculturadopiaui.blogspot.com/

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo9:00 AM

    PARA TODOS: Vou considerar duas sugestões dos amigos e leitores. William Tito e Cris. Ao Paulo Chaves o que posso dizer é que não há estradas para ir a J. de Freitas. Maranhão não vale, Rômulo, só Piauí. Mercedes, que mora em Fortaleza, sabe do que fala porque é Teresinense. Gostei de ver novamente o verbo "Pastorar", bem cearense. I.H não lembro e me esforcei para associar a um conhecido mas não consegui. Roosevelt, meu filho, seguiu a mesma linha de gozação do malvadeza. Não levaram a sério o meu pedido de socorro. E, por último devo afirmar para o Teresinense que nunca falo MAU de nada. Nem de Teresina.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo10:05 AM

    Olá! Apareci aqui porque você apareceu por lá e fez um comentário muito sereno no meu blog, com uma definição bonita para o silÊncio de Rômulo...Bom, adorei seu texto e me diverti muito com os comentários. Sempre digo que o melhor de escrever é provocar as pessoas e fazer com q escrevam também...Esse ano estive algumas vezes em Terezina e, além, de trabalhar, só achei mesmo para fazer ficar na cama do hotel cercada por um gelado ar-condicionado. A capital, então, se tornou mistério... será q seria assim mesmo tão sem algo para fazer ou seria falta de perícia minha em descobri-la? O seu texto me deixou mais tranquila...

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10:07 AM

    tenho mania de escrever teresina com Z... pois fiz isso aí... apaga aí...

    ResponderExcluir
  13. Anônimo9:19 AM

    Caro jornalista não vejo graça nenhuma expor as nossas deficiência assim sem mais nem menos neste blog. Como voce diz que defende a capital porque não faz também no blog, que pelo que senti é visto por muita gente de fora? Nos que moramos aqui temos a obrigação de falar bem da nossa terra. Voce segue o vício da nossa imprensa que só manda notícias para fora das coisas ruins

    ResponderExcluir
  14. Anônimo3:58 PM

    A sua companhia será a melhor coisa que seu amigo e a família dele irão desfrutar por aqui. A próposito, nunca mais nos encontramos em lugar algum. Você e sua filhota estão difíceis de serem encontrados!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  15. Anônimo2:22 PM

    Três dias!? Muito pouco para que ele conheça Teresina, mas vamos tentar.

    1º Dia: Faça um city tour. Pela manhã (clima não tão quente) leve-o para conhecer as praças situadas no centro (todas foram revitalizadas), passe pelo cine rex, teatro 4 de setembro, estação central do metro, palácio do karnnak, palácio da cidade, Albertão, Troca-troca e ponte metálica. Quando estiver mostrando o teatro, aproveite e entre com ele no centro de artesanato e ja lhe apresente a cajuína.

    Não esqueça de levá-lo ao clube dos diários.

    A tarde você pode levá-lo ao centro cerâmico do poty velho e ali pertinho vão para o encontro dos rios.

    2º Dia: Entre no Albertão com ele, temos um dos maiores e mais bonitos estádios do Nordeste, ele gostará de conhecer. Depois leve-o a casa da cultura e a tarde um pouco de shopping, pq n!?

    3º Dia: Mostre nossas igrejas. N.S. do Amparo, São Benedito, N.S. das Dores, como quem não quer nada, passe em frente do IDB e comente que foi apontada como a melhor escola do país.

    A tarde pegue estrada. Leve-o a Campo Maior, mostre o local onde ocorreu a Guerra do Jenipapo. Embora não conheça a cidade, espero que você conheça a história.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12:10 PM

    Simples...saia dessa cidade que não passa de uma grande sauna seca e mude para uma capital DE VERDADE...Lá com certeza não faltarão atrações turísticas para os visitantes..E DE QUEBRA...eles não precisaram ficar trancados dentro de uma sala com ar-condicionado ligado 24 horas por dia...Huahuahua!

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi, gostei do que escreveu. É a verdade. Concordo em gênero, número e grau.

    * PS: Moro em Teresina

    ResponderExcluir
  19. Tabalhei por 10 anos com controle de voo num grande aeroporto do sudeste. Durante esse tempo, fiz a decolagem de aeronaves charter lotadas de turistas pra todas as capitais do Nordeste, menos uma:Teresina ! Nesse sentido, por mais que a amemos e queiramos acrediar no contrário, não resta dúvida: Teresina nunca foi e não é cidade Turística. Quiçá um dia se torne !

    ResponderExcluir