quinta-feira, agosto 17, 2006

ALEGRIA DE POBRE É APERTO DE MÃO

Em menos de uma semana de campanha eleitoral na TV já se pode afirmar com segurança que o tema preferido de todos os candidatos é o pobre. Não há político que não goste de pobre. Agora, então, está um exagero! Tem defensor de pobre de todos os naipes. Político gosta tanto de pobre que nunca faz absolutamente nada para tirá-lo da condição de pobreza.
Aliás acho que sou a única pessoa no mundo que não gosta de pobre. Ou no mínimo a única pessoa que tem coragem de assumir esta sensatez publicamente. A pobreza em uma sociedade é como câncer: é difícil curar e ainda contamina as células sadias.
Não é soberba. Simplesmente não sei conviver com hipocrisia. A pobreza me incomoda porque me sinto impotente diante dela. A única coisa que a pobreza prodruz é mais pobre, além de voto fácil para político corrupto. Não há como eliminá-la do lugar onde se instalou. Normalmente o pobre é indolente. Tem como princípio básico a certeza de que é direito líquido e certo receber ajuda de mãos generosas.
Defendo a tese de que se um governante corajoso pegasse toda a riqueza de um Estado, assim por decreto, e a distribuisse igualmente entre os pobres, não demoraria um ano todos estariam de novo na mais completa miséria. O Brasil está cheio de exemplos de fortunas conseguidas na Loteria cujos ganhadores jogaram tudo fora em menos de cinco anos. Passaram de milionários a remediados e daí a grandes devedores de bancos, vizinhos e bodegas.
Um defeito grave de pobre é gostar muito de político. Enche a boca de "meu deputado", "meu senador", "meu governador" e "meu candidato". Adora um cartaz de político na parede, na frente da casa. Briga por um adesivo, um chapeu e uma camiseta do candidato. E pobre mesmo que se preza não aceita emprego. Prefere a sinecura, a prebenda que pode receber sem trabalhar, mesmo que tenha de repartir setenta por cento do ganho com o político corrupto. Não é interessante ter salário integral. Assim perderia a condição de pobre.
Na história recente do Brasil, depois de Getúlio Vargas, que foi o "Pai dos Pobres", só mesmo Lula compreendeu a alma paupérrima. Criou o "salário pobreza" e deixou todo mundo feliz. Ninguém precisa fazer nada. Só provar que é pobre, que tem filho, que o filho está matriculado em uma escola de pobre. Provando recebe um cartão para garantir o azeite do feijão, o gás de cozinha, mesmo que não tenha fogão, e a pinga do domingo.
E o pior é imaginar que o Governo, formado por políticos que adoram pobres, considera qualquer um que ganhe dez mil reais por ano um ricaço. Eu disse DEZ MIL POR ANO. Sou milionário! Ganho um pouco mais de dez mil por ano. E porque não gosto de pobre o Estado pilha compulsoriamente de meu salário cerca de trinta por cento.
O imposto que pago, desconfio, vai garantir a alegria do pobre. Por isto não tenho segurança, não tenho escola para meus filhos e netos, não tenho atendimento de saúde, não tenho estradas... Não tenho nada, enfim. O pobre também não tem. E sequer pode comprar em casas especializadas, como eu.
Em compensação tem alegria. Tem um coração generoso para agradecer o prêmio do "bolsa-miséria". Contenta-se com uma ninharia. Confia nos políticos e orgulha-se quando recebe um aperto de mão.
Pensando bem é melhor mudar meus conceitos. Pobre sabe ser feliz.

14 comentários:

  1. Anônimo7:40 PM

    Que malvadeza com os pobres moço de Deus. E se de repente você ficar pobre? Pense bem nesta possibilidade,viu.

    ResponderExcluir
  2. PARA MÁRCIA SOUTO. Penso nisso sim, Márcia. Se algum dia ficar pobre com certeza vou ser feliz. Já pensou? Não ter nada o que fazer a não ser passar o cartaozinho do bolsa-miséria na máquina e recolher o dinheiro?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:51 AM

    Minha gente...agora que sabendo que você ganha mais de 10 mil por ano sei naum.. ficou tão mais bonito, meu chefinho!! eheheh...e eu como pobre, sem gostar nem um pouquinho disso, concordo em pontos e descordo de outros. Vamos as discussões!!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:35 PM

    Que tal falar também dos políoticos que tem fundção e Ong para cuidar dos pobres? Maravilha das maravilhas uma ong. Ali os ricos que gostam de pobres podem fazer doação de xis dinheiro, ganhar um recibo de trinta xis dinheiros e assim evita a mordida do Leão. Por que você que é milionário não faz uma Fundação ou funda uma ong?

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:14 AM

    Marcus, você não é a única pessoa que tem coragem de dizer publicamente que não gosta de pobre. Uma tia minha também foi capaz de dizer uma asneira dessas, e o pior: ter tão inescrupuloso, vil, ordinário, mesquinho, infame sentimento. Apesar de respeitar o seu modo de ver o mundo, não posso deixar de me indignar com tal publicação. São bem convincentes seus argumentos, sou até capaz de concordar com parte deles embora você não me pareça preocupado com a opinião de alguém, ainda mais se esse alguém é de origem pobre.

    "Sr. sensato que não gosta de pobre", sinto informar-lhe que um dos meus mais sábios aprendizados foi ter um dia passado fome. Sentir na pele, ou melhor, no estômago, esta dor me tornou mais humana e me fez crescer com mais fome de justiça, mais compaixão, mais amor ao próximo sem nenhum tipo de preconceito. Sou capaz de amar até seres que se dizem humanos, como você e a minha tia. Mas amo mesmo é o pobre. Principalmente, se é pobre de preconceito. Se você acha que alegria de pobre é aperto de mão, sinto lhe informar que você é só mais um rico ignorante que nunca teve uma conversa franca com pobres de bens materiais. Estes podem até ser analfabetos, mas não são burros, meu caro senhor sensato.

    Ah, e se você se sente impotente diante da pobreza talvez seja porque você não tenta fazer nada para mudar o quadro dela e dessas células contaminadas. Não estou lhe prejulgando. Apenas não quero ver um amigo partir para outro plano com espírito tão miserável.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:00 PM

    Marcos...uma mente brilhante uma vez disse q no nordeste o pobre nasce com 25 anos de atrazo....eu q sou do Piauí sei disso, mas se temos q apontar com nossos dedos sujos pra alguém apontemos pros políticos. Que aparecem na tv com os mesmos discurssos de todos os anos eleitorais, mas temos q deixar essas ignorância de lado aliás outra pessoa me disse q pobresa é ignorância a comodez, a preguiça a "ibernação " do pobre só gera mais pobreza, temos q fazer por nós mesmos....i naum esperar por politicos q querem seu voto. eu só conheço dois tipos de eleitores. O rico q vota num amigo ou parente e o pobre q vende seu voto por uma cesta básica.ulissesanjinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. PARA FLÁVIA: Queria muito saber quem foi que te ajudou sair da pobreza. Se saiu sozinha, garanto, você nunca foi pobre. Pobre vive e morre pobre, querida amiga. Ah e esse negcio de passar fome é coisa de pobre burro. Pobre preguiçoso. O mundo está cheio de pessoas generosas como você, que reza para ajudar um pobre, contanto que ele não queira ficar rico.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9:46 AM

    Menino, qta acidez!!! rsrs. Bom, mas lhe conhecendo cm o conheço, discordo de uns posicionamentos e concordo com outros. Estou gostando dessa polêmica toda, rsrs, afinal temos que desafinar o coro dos contentes,rsrs...bjs!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:51 AM

    Caro Marcus se você olhar para o exemplo do presidente Lula vai ver que pobre é exemplo.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3:23 PM

    Concordo com suas idéias... mais ainda quando se trata do "Bolsa-Miséria". Esse programa ajuda em que? Já presenciei mulheres brigando em repartições públicas porque não haviam conseguido ainda se cadastrar no programa. O que é pago pra estas milhões de pessoas em todo o país seriam melhor investidos se fossem aplicados na educação. Todo mundo sabe sabe que sem educação, o país nunca vai desatolar de onde está, como sempre esteve... Tantas potencialidades pra explorar e ficam se preocupando com estas esmolas.... sinceramente!!!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo8:14 AM

    Marcus,

    Acho que você encontrou a ponta do fio da meada. Adorei o seu texto. Lula, ou quem o assessora nestes assuntos de pobreza, também encontrou. E é assim que ele vai vencendo nas pesquisas, pegando os brasileiros miseráveis pela barriga. Fome e pobreza, são um bom mote de campanha. Educação, é péssimo (Cristovam Buarque que o diga). Moro no interior do Piauí (Água Branca)e sei, o quanto tudo isso tem contribuído para a disseminação do ócio e da comodidade, e por extensão para a ignorância coletiva. Lula por aqui é o herói dos "desvalidos". Educação, qualificação, trabalho, dignidade e cidadania plena, é coisa de rico, que nunca sofreu.
    Joãozinho Trinta é quem tinha razão, pobre gosta de é de luxo, quem gosta de miséria é intelectual.

    ResponderExcluir
  12. Cara, so posso te agradecer por mexer com os brios dos leitores. Respeito sua posicao de nao gostar de pobres apesar de nao compartilhar com ela. Eu nao gosto e da pobreza. Mas nao da pobreza material e sim da pobreza de espirito.
    Vim de uma familia pobre em grana, mas abastadissima em carater. Multimilhonaria em sabedoria.
    Passei fome em um curtissimo periodo de minha vida (pouco mais de um mes), mas mesmo nesse periodo meus pais focaram acima de tudo em minha educacao.
    Hoje sou rico em grana (segundo os criterios expostos no seu post) e estou esperando a heranca de meus pais, menos pobres em grana que antes e muito, mas muito mais ricos em sabedoria e carater.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo8:11 PM

    Caro Marcus,
    Sou da zona norte do rio de janeiro. Pra mim você é um babaca!!! Eu não sou rica porem sempre que posso ajudo quem precisa!! Você é rico e aposto que a unica coisa que você faz pelo proximo é comprar um termo de
    R$245,00 do estilista ricardo almeida!!Tenho pena de você e irei orar para que você se torne uma pessoa melhor!!
    Só pra vc saber eu só tenho 14 anos.

    ResponderExcluir
  14. Marcus Cavalcante10:15 AM

    Menina anônima de 14 anos.
    Pôxa sabe que a minha filha quando tinha 14 anos me achava também um babaca? Acho que isso é mal das meninas de 14 anos. E eu acho que até os 17 anos vocês jovens são, invariavelmente as maiores autoridades em qualquer assunto. São especialistas em generalidades. E só para te tranquilizar: nunca comprei um terno de 245 reais. Terno deste preço não veste nem mesmo um pobre. Ele macaqueia. Terno bom, dos que eu compro, custam em média 1 mil a um mil e duzentos reais.
    um beijo e um conselho: lê de novo este poste quando completar 21 anos ou quando entrar no mercado de trabalho. E deixa de ajudar pobre. De repente você consegue ir pra zona sul.

    ResponderExcluir