segunda-feira, agosto 28, 2006

A INTELECTUALIDADE ESTÁ EM FÉRIAS

O debate de idéias, no Brasil, depois que o Partido dos Trabalhadores conquistou o poder, está sem graça. Grande parte da intelectualidade de esquerda perdeu fôlego e abraçou o neoliberalismo. Até o espaço de opinião na grande mídia escasseou. Nem a campanha eleitoral agora tem mais preocupação com os temas ideológicos. A ordem do dia dos programas eleitorais, decidida unicamente por marqueteiros de ocasião, é emplacar a idéia de que cada um dos candidatos é mais bonzinho, tem mais condições de ajudar aos pobres, estará mais voltado para programas sociais. E o pior: a mídia vai a reboque. Teme elevar o debate porque acha que vai perder espaço entre os formadores de opinião. Quem vai acreditar em jornalista daqui a dez anos, se permanecer este quadro? E esta é uma tendência mundial, fruto da globalização. O enfraquecimento do socialismo tem grande influência no comportamento da mídia hoje. Não se vê mais um debate acirrado, gerado pelos intelectuais de direita, de esquerda, de centro ou de ideologias menores. Das três grandes forças que disciplinam o mundo: armas, dinheiro e a palavra, uma só, o dinheiro, está dominando. O capitalismo não tem mais freios. Não tem adversário. Não precisa mais provar que é um modelo sólido de economia. Domina a grande mídia. Amordaça e sufoca a pequena. O debate de idéias e a exposição do pensamento migraram unicamente para os livros, com tiragens pequenas e preços inacessíveis. Sem contar a desleal concorrência de programas de TV de gosto duvidoso e uma internet abarrotada de lixo que dá mais fragilidade ao conhecimento.
No Brasil a situação é tanto mais caótica porque nem a Universidade está fortalecida. O que se discute hoje nos melhores centros acadêmicos é quando será a próxima paralisação para repor as perdas salariais. A discussão de melhoria da qualidade do ensino está atrelada a itens negociáveis na hora do confronto. O pão de cada dia hoje tornou-se mais importante que o futuro.

7 comentários:

  1. Caro colega Marcus Cavalcante. Não sei se lembras de mim. Trabalhei durante algum tempo na extinta TV Pioneira, hoje Cidade Verde. Fui repórter, editor, produtor, etc. Hoje estou em fortaleza onde trabalho na TV Jangadeiro. Descobri seu blog através de um comentário que você escreveu no Blog do William Tito. Gostei muito do que lí até agora e já "salvei" nos favoritos. Vou passar a freqüentar este espaço também.

    Um grande abraço
    Nivaldo Ribeiro

    ResponderExcluir
  2. PARA NIVALDO: Claro que lembro de você, Nivaldo. Há menos de um mês estava conversando com J. Medeiros sobre profissionais que se destacaram aqui e de repente sumiram e mencionamos você. Foi bom saber que Fortaleza é sua casa. É uma honra tê-lo como leitor das minhas abobrinhas.

    ResponderExcluir
  3. Puxa Marcus, legal não ter sido esquecido... diga ao J. Medeiros que mandei um abraço e estou às ordens por aqui. Qualquer coisa é só avisar.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9:20 AM

    Nivaldo Ribeiro?

    Que era locutor da Rádio O Dia FM?
    Que foi casado com Maia Veloso?
    Me disseram que ele havia falecido, e já faz um bom tempo.
    Se for o mesmo que estou pensando, era um grande réporter e excelente radialista, ágil e muito bem informado.
    Boa notícia essa...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4:17 PM

    Nossa, com a língua do povo não há quem possa! Quer dizer que me mataram Anônimo? Sou eu mesmo: Nivaldo Ribeiro, ex-locutor de várias rádios de THE e jornalista de profissão e paixão. Pois diga a quem lhe deu essa informação que estou aqui Alive and Kicking ou, em bom Português: VIVINHO DA SILVA, e bem longe de qualquer cemitério. Basta sair de Teresina que já matam a gente, credo!

    ResponderExcluir
  6. Poxa. .. que bom saber notícias suas, Nivaldo.Ouvia-te muito na Rádio Cidade Verde e te vi também na TV JANGADEIRO aí de Fortaleza. .. abraços. .. Eduardo Coelho (União -Piauí )

    ResponderExcluir
  7. Poxa. .. que bom saber notícias suas, Nivaldo.Ouvia-te muito na Rádio Cidade Verde e te vi também na TV JANGADEIRO aí de Fortaleza. .. abraços. .. Eduardo Coelho (União -Piauí )

    ResponderExcluir